Topo

Cronograma do Enem está mantido, diz novo presidente do Inep

Alexandre Ribeiro Pereira Lopes, novo presidente do Inep - Divulgação/Arquivo Pessoal/MEC
Alexandre Ribeiro Pereira Lopes, novo presidente do Inep Imagem: Divulgação/Arquivo Pessoal/MEC

Ana Carla Bermúdez

Do UOL, em Brasília

17/05/2019 16h40

O novo presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Alexandre Ribeiro Pereira Lopes, descartou hoje que as mudanças no comando do órgão possam interferir no cronograma do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

As inscrições para o exame se encerram hoje, às 23h59. Já as provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.

O Inep, que é ligado ao MEC (Ministério da Educação), é responsável por uma série de avaliações, entre elas o Enem.

Os mais de 5 milhões de estudantes que se inscreveram no Enem podem ficar tranquilos. O cronograma está mantido. Tanto Inep quanto MEC [Ministério da Educação] vão trabalhar juntos para que tudo ocorra com tranquilidade
Alexandre Ribeiro Pereira Lopes, presidente do Inep

O nome de Lopes foi anunciado na manhã de hoje para a presidência do instituto. Ele substitui o delegado da Polícia Federal Elmer Vicenzi, que foi demitido do cargo após atritos com a procuradora-chefe. Essa é a terceira troca feita pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL) no comando do instituto em cinco meses.

Lopes era, desde janeiro, diretor legislativo na secretaria executiva da Casa Civil. O novo presidente do Inep já ocupou outros cargos na administração pública: foi secretário de gestão administrativa e desburocratização e subsecretário de políticas públicas, ambos no governo do Distrito Federal.

"Quero trazer essa experiência de gestão em vários órgãos para o Inep para que a gente consiga cumprir nossa missão institucional com sucesso", afirmou Lopes.

Saída após atritos

Uma disputa de poder no Inep levou, ontem, à saída de Vicenzi. Oficialmente, a assessoria do MEC diz que ele pediu demissão, sem detalhar a motivação.

O motivo da exoneração, entretanto, teria sido uma disputa com a procuradora-chefe do Inep, Carolina Scherer Bicca, segundo relataram ao UOL servidores do órgão. A demissão pegou muitos funcionários do Inep de surpresa.

O conflito aconteceu em torno de uma divergência sobre a transparência de dados do Inep sobre os estudantes do ensino básico e superior. Segundo o UOL apurou, Vicenzi era favorável ao uso dessas informações para a formulação de políticas públicas. Já a procuradora é contra.

Discordando de pareceres, decidiu retirar a função comissionada de um procurador. A decisão não teria sido respaldada por Carolina, que levou o assunto até o secretário-executivo do Ministério da Educação, Antonio Paulo Vogel.

Em meio à disputa, os servidores relatam que Carolina teria dito que não aceitaria a mudança e que só ficaria no posto se Vicenzi deixasse o cargo. Vogel então optou por Carolina e o Ministério da Educação chancelou a demissão.

Esta foi a primeira baixa no alto escalão da gestão de Abraham Weintraub no comando do MEC. Ele assumiu a pasta em abril, no lugar do colombiano Ricardo Vélez Rodríguez, demitido após uma crise entre as alas ligadas aos militares e ao escritor Olavo de Carvalho.