Topo

Esse conteúdo é antigo

Foto da prova do Enem vaza na web; MEC diz que PF buscará o responsável

Suposta imagem da prova do Enem 2019 - Reprodução/Twitter
Suposta imagem da prova do Enem 2019 Imagem: Reprodução/Twitter

Beatriz Sanz

Do UOL, em São Paulo*

03/11/2019 15h43

Resumo da notícia

  • Candidatos divulgam fotos da prova do Enem 2019 durante a aplicação da prova, às 15h
  • Ao menos um candidato usou o celular e acessou a web durante a prova
  • Ministro da Educação vê "normalidade" no fato
  • Ele diz que vazamento ocorreu em Pernambuco e que PF investiga
  • Prova teve mais de 5,1 milhões de inscritos
  • UOL divulga correção da prova por volta das 19h

Fotos do caderno de questões deste primeiro dia de provas do Enem 2019 caíram na web neste domingo (3) pelo menos 30 minutos antes de os alunos poderem deixar os locais de prova e ao menos três horas antes de os candidatos terem autorização para levar a prova para casa.

Após a publicação da reportagem do UOL, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou no Twitter que a imagem é da prova de hoje e que a Polícia Federal investigará o responsável — provavelmente um candidato de Pernambuco, segundo o ministro.

A divulgação da imagem na web enquanto os candidatos realizavam a prova supõe falhas na segurança do exame:

  • O candidato entrou no local de prova com o celular;
  • Esse candidato tirou o celular do bolso, fez foto e publico na web durante a realização do exame, na presença de um fiscal
  • Além de fazer fotos e publicar na web, o candidato pode ter acesso a internet para verificar respostas para a prova.

Nas redes sociais, o ministro minimizou o ocorrido e disse que o "Enem segue 100%". Ele afirma que a divulgação de imagens enquanto o exame era realizado não impactou a segurança da prova.

Ministro diz que tudo segue normal; assista

UOL Notícias

A partir das 15h, usuários passaram a compartilhar no Twitter fotografia da página com textos de apoio que integram a proposta de redação do Enem deste ano, "Democratização do acesso ao cinema no Brasil".

Pelo Twitter, o MEC informou que desde as 15h30 já é permitido deixar os locais de prova, mas sem os cadernos.

Participantes já podem sair dos locais de prova em todo o país

Desde as 15h30 deste domingo, 3 de novembro, os primeiros participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 começaram a deixar os locais de prova em todo o país. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informa que não há ocorrências significativas registradas até momento. Ainda não é possível sair das salas de prova com o Caderno de Questões. Somente 30 minutos antes do encerramento deste primeiro dia de Enem, ou seja, 18h30, será permitido levar o caderno para casa.

Neste primeiro dia de Enem, estão sendo aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, com 45 questões para cada área de conhecimento, e a redação. As provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias serão realizadas no próximo domingo, 10 de novembro.

Quem está inscrito, mas não conseguiu fazer o exame hoje pode realizar as provas na próxima semana. O participante, nesta situação, não é eliminado e poderá usar o resultado apenas para autoavaliação de conhecimentos. O mesmo acontece com os "treineiros", que são os participantes que não vão concluir o ensino médio em 2019.

O Enem é aplicado, simultaneamente, em todo o país, e tem 5,1 milhões de inscritos. Os resultados dos participantes regulares, que terão concluído o ensino médio até o fim de 2019, serão divulgados em janeiro de 2020. Já para os treineiros e os que faltaram a um dos dias de aplicação, os resultados ficam disponíveis 60 dias após os primeiros resultados.

*Com a colaboração de Marina Lang, no Rio; Aliny Gama, em Maceió, Vitor Pamplona e Cleber Souza, em São Paulo