Aluno que estuda em sala superlotada tem nota menor no ensino médio
A quantidade de alunos por sala tem forte impacto no desempenho dos alunos. No índice de qualidade da rede estadual de São Paulo, o Idesp, as escolas de ensino médio com superlotação têm nota 22% menor que a média do Estado - que já é baixa.
A reportagem utilizou o Idesp de 2013. No ensino médio, o Idesp das escolas lotadas é de 1,4, contra a média de 1,8 da rede. Nos anos inicias, o resultado dessas escolas foi de 4,2, índice 4% menor que a média, de 4,4. Nos anos finais, escolas lotadas ficam no patamar da média: 2,5.
Estudo da professora Cristine Pinto, da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EESP), aponta que uma redução de 30% no tamanho da turma aumenta a proficiência dos alunos em 44%. Os resultados são obtidos caso a redução seja aplicada em turmas com mais de 30 alunos para o caso do ensino fundamental. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.