Topo

Grevistas fazem protesto em frente à reitoria da USP nesta terça

Do UOL, em São Paulo

10/06/2014 15h37Atualizada em 10/06/2014 15h53

Um ato unificado de estudantes, professores e funcionários da USP (Universidade de São Paulo), Unesp (Universidade Estadual Paulista) e Unicamp (Universidade Estadual Paulista) acontece na tarde desta terça-feira (10) em frente ao prédio da nova reitoria da USP.

Segundo Pedro Serrano, um dos diretores do DCE (Diretório Central dos Estudantes) da USP, a manifestação é para pressionar a reabertura das negociações de reajuste salarial de professores e funcionários das três universidades estaduais paulistas. De acordo com o estudante, cerca de 1.000 pessoas estão no local. 

As três universidades enfrentam greves de professores e funcionários - na USP, os alunos também aderiram à paralisação. A greve conjunta é uma resposta à reunião do Cruesp (Conselho de Reitores das Universidades Estaduais de São Paulo) que decidiu não dar reajuste salarial a funcionários e professores. O aumento reivindicado é de cerca de 10%.

O Cruesp (Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas) informou que as três instituições não podem dar reajuste porque os orçamentos já estão totalmente comprometidos com folha de pagamento. O conselho também decidiu prorrogar as discussões sobre aumento salarial para o segundo semestre deste ano.

Adesões segundo as universidades

De acordo com a assessoria de imprensa da USP, o protesto é pacífico e a greve na universidade atinge cerca de 20% das unidades. 

A Unesp informou que a greve é parcial e atinge 17 unidades: Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Franca, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Jaboticabal, Marília, Ourinhos, Presidente Prudente, Rio Claro, Rosana, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Paulo.