Topo

PF realiza operação contra quadrilha por fraude no Enem e em vestibulares

Do UOL, em São Paulo

14/11/2014 11h25Atualizada em 14/11/2014 22h59

A PF (Polícia Federal) informou que deflagrou na manhã desta sexta-feira (14) a Operação Apollo, que investiga quadrilha dedicada a fraudar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), vestibulares e o ingresso em universidades públicas pelo sistema de cotas. 

Segundo a PF, "a operação foi deflagrada simultaneamente nos Estados do Ceará, Paraíba e Piauí, onde foram cumpridos 4 mandados de prisão temporária e 9 mandados de busca e apreensão". Os presos foram indiciados pela prática dos crimes de fraudes em certames públicos e organização criminosa.

A Polícia Federal também pretende identificar todos os possíveis beneficiários do esquema criminoso. 

A investigação criminal foi iniciada há 13 meses e centralizada na Superintendência da Polícia Federal no Ceará. A PF afirmou que, além das prisões realizadas hoje, a operação propiciou a prisão em flagrante de dois candidatos do Enem 2014 no último sábado (06), na cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará. 

De acordo com a PF, o esquema tinha seu centro de atuação na região do Cariri, no sul Ceará, mas a atuação da quadrilha se estendia também pela Paraíba. "Os fraudadores direcionavam a sua atuação aos candidatos interessados em ingressar no curso de medicina de universidades públicas", diz o órgão em nota. 

A PF também informou que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão do MEC (Ministério da Educação) responsável pela realização do Enem, colabora com as investigações desde o ano passado, "fornecendo as informações necessárias à identificação dos investigados e à elucidação da fraude".