Topo

Ao menos 20 escolas ocupadas em SP aguardam reintegração para esta semana

Lucas Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

30/11/2015 17h02

Pelo menos 20 escolas estaduais ocupadas contra o projeto de reorganização escolar do Governo do Estado de São Paulo estão aguardando a reintegração de posse para essa semana. Segundo coordenadores da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), são 19 escolas em Sorocaba e uma em Assis.

O coordenador da subsede de Assis, Nilson Silva, afirmou em entrevista ao UOL que a reintegração de posse da E.E Clybas P. Ferraz está marcada para as 15h desta terça-feira (1º). Os alunos devem fazer uma reunião no final da tarde de hoje para definir se saem da ocupação ou se permanecerão até o final do prazo. 

Segundo o dirigente, é esperado que, após a publicação do decreto que oficializa a reorganização (previsto para amanhã), o governo também peça a reintegração da escola Prof° Carlos Alberto de Oliveira, outra escola ocupada na cidade.

Em Sorocaba, 19 escolas estão ocupadas contra o projeto de reorganização. Magda Souza, professora e coordenadora da Subsede de Sorocaba, afirmou que, dessas, 17 escolas já foram notificadas e que o sindicato já entrou com o recurso pela suspensão da reintegração. Ela espera que a decisão deva sair até a manhã desta terça.

Procurada, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo afirmou que 190 escolas estão ocupadas por estudantes contra a reorganização escolar nesta segunda-feira.