Topo

Inep divulga gabarito oficial do Enem 2014; confira

Do UOL, em São Paulo

12/11/2014 09h49Atualizada em 12/11/2014 11h32

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) publicou nesta quarta-feira (11) o gabarito oficial do Enem 2014 (Exame Nacional do Ensino Médio), aplicado no sábado (8) e domingo (9), no site oficial do exame.

A nota do Enem não é dada pelo número de acertos -- ela é calculada pela TRI (Teoria de Resposta ao Item). De forma prática, uma pergunta que teve baixo índice de acertos é considerada difícil e, por isso, tem mais "peso" na pontuação final. Já aquelas que têm alto índice de acertos são classificadas como fáceis e contam menos pontos na nota final do candidato. Um inscrito nunca vai tirar zero no Enem porque existem notas mínimas – que nunca partem do zero – e máximas para cada área do conhecimento.

Enem 2014

No sábado, foram aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4h30. Neste dia, as efemérides (aniversários de datas importantes) foram destaque. Temas como os 100 anos da Primeira Guerra Mundial, os 50 anos do Golpe Militar, Comissão da Verdade, a Revolta do Vintém e a crise hídrica foram cobrados nas questões.

No domingo, os candidatos tiveram 5h30 para resolver questões de múltipla escolha sobre linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias, além da redação cujo tema foi "Publicidade infantil em questão no Brasil". As disciplinas de exatas foram as que deram mais trabalho para os estudantes e o tema da redação surpreendeu muita gente.

De acordo com o MEC (Ministério da Educação), cerca de 2,5 milhões de candidatos inscritos no Enem 2014 faltaram às provas deste ano --28,6% dos 8.721.946 inscritos.

O Enem 2014 foi marcado por atrasos, faltas e mais de 1.500 eliminações. Além disso, o exame teve candidatos presos, uma grávida que entrou em trabalho de parto durante a prova e uma mulher que morreu no local em que faria o exame.

Situações inusitadas

O primeiro dia de provas foi marcado por atrasos: houve candidata que chorougrávida que pulou o muro de escola e marido querendo derrubar portão de local de prova. Em Brasília, duas candidatas que chegaram atrasadas pularam o muro e foram eliminadas do exame.

Em São Paulo, um homem de 34 anos desmaiou na escadaria de um colégio por não ter conseguido passar pelos portões da instituição a tempo de fazer a prova do Enem. No Rio, uma jovem chegou ao local de prova com o filho de dois meses e não pôde prestar o exame. Ela não levou um acompanhante para tomar conta do bebê.

Mas o Enem também teve seus momentos inspiradores, como a candidata de Maceió que distribuiu abraços antes da prova e o aposentado de 71 anos que quer voltar a estudar e dizia na entrada de um local de prova em São Paulo "Yes, I can". Do lado de fora, apareceram histórias de mãe que fazia crochê e pais que viraram amigos enquanto esperavam os filhos realizarem o exame.

O primeiro candidato a deixar um local de prova em Belo Horizonte disse que saiu cedo porque estava de ressaca.

As provas do Enem que seriam aplicadas na Escola das Dunas, em Extremoz (região metropolitana de Natal), foram canceladas no domingo por causa da falta de energia elétrica. A nova data das novas provas ainda não foi definida pelo Inep.