Topo

Alunos vão continuar em escola de Pinheiros que virou símbolo das ocupações

Douglas Pingituro/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo
Imagem: Douglas Pingituro/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

17/12/2015 13h50

Apesar da decisão de ontem do Comando das Escolas em Luta, que reúne representantes das escolas ocupadas, os estudantes que estão na Escola Estadual Fernão Dias, em Pinheiros, zona oeste de São Paulo, devem permanecer na unidade. 

Segundo a recomendação do Comando das Escolas em Luta, os estudantes devem deixar as escolas em conjunto, entre as 12h de sexta-feira (18) e as 12h de segunda-feira (21).

Em assembleia realizada ontem (16), porém, os alunos da E.E. Fernão Dias decidiram continuar. "O comando orientou a saída, mas algumas escolas vão permanecer ocupadas por questões específicas, como problemas de estrutura e a demissão de diretores autoritários", disse uma aluna que está na unidade. A pauta de demandas da Fernão só será decidida na tarde desta quinta.

A E.E. Fernão Dias foi uma das primeiras escolas ocupadas, no dia 10 de novembro, e virou símbolo das ocupações contra a reorganização escolar em São Paulo. Ela chegou a ficar isolada pela Polícia Militar na primeira semana e foi alvo das primeiras ações de pedido de reintegração de posse na Justiça. Os alunos da unidade também participaram de atos com o fechamento de avenidas em diversos pontos da cidade, como no cruzamento das avenidas Rebouças e Faria Lima, próximo à escola.

Escolas ocupadas

Até a manhã desta quinta, 55 escolas continuavam ocupadas, segundo a Secretaria da Educação. Em algumas unidades, as aulas foram transferidas para outros prédios para a conclusão do ano letivo.

De acordo com o texto publicado no Facebook do Comando das Escolas, os estudantes analisar que as ocupações "já cumpriram sua função e que é hora de mudar de tática".

"É necessário nesse momento manter a união das escolas em luta, e por isso acreditamos que a melhor forma de mostrar a nossa força é fazendo uma desocupação em conjunto no período das 12h de sexta-feira às 12h de segunda- feira", disse o Comando em nota publicada em sua página no Facebook.