Topo

Polícia Federal investiga Gama Filho por falta de pagamento a professores

Do UOL, em São Paulo

16/01/2014 19h51

A Polícia Federal instaurou um inquérito para apurar uma denúncia de que o Grupo Galileo, responsável pela Universidade Gama Filho, teria descumprido obrigações trabalhistas e deixado de repassar contribuições previdenciárias a professores do curso de medicina. A Gama Filho e a UniveCidade, também gerida pela Galileo, foram descredenciadas pelo MEC (Ministério da Educação) nesta semana.

A solicitação de investigação partiu do MPF (Ministério Público Federal) no Rio de Janeiro, que recebeu uma denúncia Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro em nome dos profissionais que davam aula na Gama Filho.

Além dessa denúncia, o MPF também encaminhou à PF um pedido de investigação sobre universidades privadas que estariam envolvidas em gestão fraudulenta, desvio de recursos públicos, crimes contra a ordem tributária e lavagem de dinheiro, dentre outros crimes. As informações fazem parte do relatório da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Assembleia Legislativa do RJ. Entre as investigadas está a Galileo.

A PF afirma que ainda não recebeu solicitação do MPF em relação à apuração do crime de gestão fraudulenta.

A Galileo disse que ainda não teve acesso às apurações e que a atual gestão, à frente das instituições há um ano, não está envolvida nos crimes citados.

Transferência

Ontem, o Procon notificou a mantenedora para que entregue a documentação necessária à transferência dos alunos em no máximo dez dias. O descredenciamento afeta 9.500 alunos das duas instituições de ensino do Rio de Janeiro.

Sobre o assunto, a Galileo disse que uma força-tarefa foi montada e que 30 pessoas estão trabalhando para entregar a documentação dentro desse prazo. Professores e servidores estão em greve por falta de pagamento.

O MEC informou que na próxima terça (21) fará uma reunião em Brasília com dirigentes de instituições de educação superior do Rio de Janeiro para apresentar e discutir a transferência assistida de alunos da Universidade Gama Filho e da UniverCidade.

Os estudantes pedem que o MEC garanta a manutenção do valor da mensalidade nas novas instituições de ensino. O assunto deve ser discutido com as universidades na terça.

Nos próximos dias, a Seres (Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior) divulgará um edital de convocação das instituições que tenham interesse e condições para receber os alunos da Gama Filho e da UniverCidade.