Topo

Justiça determina nova reintegração de posse de escola ocupada em SP

Marcelle Souza

Do UOL, em São Paulo

13/11/2015 12h13Atualizada em 13/11/2015 12h35

A Justiça de São Paulo determinou ontem (12) a reintegração de posse de mais uma escola ocupada em São Paulo. Dessa vez, a decisão se refere à Escola Estadual Salvador Allende, em José Bonifácio, bairro da zona leste de São Paulo, que foi ocupada ontem por um grupo de estudantes contrários ao fechamento da unidade. Ao todo, sete escolas estaduais estão ocupadas na capital e na Grande São Paulo.

Na decisão, o juiz Luis Felipe Ferrari Bedendi, da 5ª Vara da Fazenda Pública, justificou a decisão dizendo que "há notícias de destruição do patrimônio público e a óbvia interrupção da prestação dos serviços educacionais, tornando imprescindível o restabelecimento da normalidade da situação".

Na escola, faltam muros, o mato está alto e há adolescentes usando drogas em plena luz do dia. Uma das administradoras da escola que deve fechar por conta da reorganização do Estado afirmou que a violência na região diminui o número de alunos. "Se chegar quatro salas de uma série do ensino fundamental no começo do ano, apenas uma continua em junho", disse. Segundo ela, ao todo a instituição conta com 20 salas. Dessas, sete estão ociosas no período da manhã e nove, à tarde.

A Secretaria da Educação disse que a escola Salvador Allende atende atualmente alunos do ensino fundamental 2 e do ensino médio. Segundo a pasta, ela vai fechar porque apenas 26% da sua capacidade é utilizada.

Reintegração em Pinheiros

No início da noite ontem, alunos da Escola Estadual Fernão Dias, na zona oeste da cidade, receberam a notificação da decisão da Justiça pela reintegração de posse. Depois disso, eles aceitaram marcar uma reunião para hoje às 15h com representantes da Secretaria da Educação.