A conjectura da verdade
O mundo da pós-verdade vira as costas para o racionalismo e o positivismo. Descartes, Kant e tantos outros deslizam rumo a à irrelevância. Em tempos de total hiperconectividade, é difícil distinguir o que é verdade ou mentira. Com diversas plataformas de opiniões: Blogs, facebook e youtube. Cria-se opiniões, como blogs, Facebook e YouTube, cria-se a tarefa: Em em quem acreditar? Qual fato é verossímil ou apenas boatos boato? A preguiça nos leva a acreditar rapidamente em algum artigo qualquer.
Toda esta transitoriedade de informação confunde-nos de diversas maneiras. Como por exemplo: Aumento do conservadorismo, por parte de idéias e opiniões que são acatadas devido ao calor das emoções. Perde-se o senso critico crítico e a capacidade de checar as informações antes de absorvê-las. Aumentam as rivalidades políticas com a fluidez dos meios digitais.
O fluxo desvairado de noticias, nos notícias nos leva a à inércia do pensamento. Acreditamos em tudo que nos é posto, sem julgar ou procurar outras fontes. O facebook com seus "posts" cada vez mais exacerbados exaltados, aonde fica claro que o ponto de vista foi escrito para persuadir o leitor.
Assim sendo, cabe ao governo criar uma plataforma na internet que identifique a veracidade de um artigo. Os meios de comunicação tradicionais precisam reconquistar o público perdido, trazendo noticias notícias mais claras e sem manipulação ou proteção de partido político. As escolas devem incentivar seus alunos a terem um pensamento critico crítico, incentivando a leitura de livros e revistas. Aos adultos cabe bom senso, muitos boatos circulam pela internet. É preciso analisar o que está escrito de forma lógica e objetiva.
Comentário geral
Texto fraco. O autor tenta de modo criativo compor uma imagem do mundo pós-verdade, com afirmações que não se relacionam entre si, formando, quando muito, uma espécie de mosaico desse mundo. É o que acontece nos três primeiros parágrafos, que expõem uma única ideia: o mundo da internet e a proliferação indiscrimidada de informações criam falsas crenças que precisam ser combatidas ou postas em questão. A sugestão que o autor propõe para o problema, no entanto, é antidemocrática. Se o governo se tornar o órgão que decide o que é verdade ou não, o que será da liberdade de expressão?
Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: a) para o racionalismo, sem dúvida. Para o positivismo, por quê? O autor sabe que positivismo refere-se a uma filosofia específica de fins do século XIX e do início do XX, e que já não tem muitos adeptos no mundo atual? b) Não só Descartes e Kant, mas muitos outros filósofos realmente vão se tornando menos conhecidos das massas populares de um modo geral. Nem por isso eles perdem a relevância. c) Verossímil não é verdadeiro. Muitas notícias verossímeis podem ser plantadas por interesse de quem as divula e não refletir verdades, mas pós-verdades. Verossimilhança é um traço inerente à noção de pós-verdade.
2) Segundo parágrafo: a) o que o autor quer dizer com transitoriedade de informação? Por que isso nos confunde? As notícias, de um modo geral, tratam de fatos transitórios, efêmeros, muitos dos quais se perderão na memória coletivas, enquanto outros entrarão para a História. b) O outro trecho assinalado em vermelho não faz sentido. O aumento das ideias conservadoras é um exemplo da confusão gerada pela transitoriedade da informação? As ideias do autor são obscuras, não há como o leitor decifrá-las.
3) Terceiro parágrafo: a) "Acreditamos em tudo que nos é posto": é o caso de perguntar o que é que põem em nós? b) Aonde não é o modo sintaticamente certo para relacionar a oração anterior (em preto) a essa em vermelho. c) Um post exaltado normalmente não visa persuadir, mas afirmar um ponto de vista, marcar uma posição, que o autor do post quer, em princípio, apenas compartilhar.
4) Quarto parágrafo: a) A sugestão é quase a de que o governo estabeleça uma censura na internet, decidindo o que é ou não verdade. Quem garante que o governo, qualquer governo, não vai usar essa censura em benefício próprio e em detrimento do cidadão? b) Notícias mais claras? Os meios de comunicação estariam veiculando notícias obscuras? c) Supõe-se que as escolas já estimulem o estudante a ler livros e revistas. Então, a sugestão é inútil.
Competências avaliadas
Itens | Nota |
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Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. | 1,0 |
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. | 1,0 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. | 0,5 |
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. | 0,5 |
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. | 0,5 |
Nota final | 3,5 |
Saiba como é feito a classificação das notas | ||||
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2,0 - Satisfatório | 1,5 - Bom | 1,0 - Regular | 0,5 - Fraco | 0,0 - Insatisfatório |
Redações corrigidas
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