REDAÇÕES CORRIGIDAS - Dezembro/2016 Pós-verdade, opinião pública e democracia
Pós-verdade, opinião pública e democracia
A comunicação tornou-se de fácil acesso, em acesso. Em questão de segundos, milhões de pessoas assistem a um vídeo, leem uma matéria ou assistem a um programa. No entanto, à medida que crescem cresce o número de leitores e telespectadores, cresce também o número de programas e informações, sendo elas de todas as espécies, informativas, críticas, opiniões, entre outros outras.
Muitas das informações encontradas não são totalmente ou de fato reais, a maioria são deturpadas ou baseadas é deturpada ou baseada em achismos, o que influencia aqueles que usam as redes sociais, sites ou assistem a tal programa.
Todos têm o direito de expressar sua opinião, e não mas não de impô-la ao outro. Ao redijir uma matéria ou publicar algo, deve-se ter certeza que estão baseadas de que se está baseado em fatos, e fatos e, caso queira opinar, deve deve-se deixar claro que é um pensamento e não uma ordem ou uma verdade absoluta.
Os cidadãos devem também analisar aquilo que estão apresentado apresentando e não aceitar como algo incontestável, pois nem tudo o que está na internet ou televisão está certo. Cada pessoa deve buscar informações e analisa-las analisá-las.
Comentário geral
Texto regular. De positivo, tem a linguagem simples, mas clara e objetiva. Em termos de conteúdo, deixa bastante a desejar. Limita-se a constatar que o grande acesso a meios de comunicação velozes facilita a difusão de inverdades e que o destinatário tem que refletir e analisar a informação, para evitar ser manipulado. Note-se que isso, no entanto, não considera propriamente o conceito de pós-verdade, que é mais complexo do que a simples mentira. Além disso, a ideia de democracia só foi mencionada no título, ficando apenas subentendida no restante da redação.
Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: note como se repetem palavras e ideias nos trechos em vermelho. Não é um erro, mas demonstra pouco domínio da linguagem. Já falar em informações informativas é absurdo.
2) Segundo parágrafo: o que o autor está dizendo, textualmente, é que o fato de as opiniões se basearem em achismos influencia os que usam as redes sociais. Mas não é por isso que essas opiniões influenciam as pessoas. Essa é uma questão mais complexa, sobre a qual o texto deveria ter refletido mais.
3) Quarto parágrafo: ambiguidade. Quem é o sujeito de estão apresentando? Não podem ser os cidadãos, que estão assistindo e não apresentando. Mas o que garante que o autor usou o verbo na terceira pessoa do plural para tornar o sujeito indeterminado? Aparentemente, o autor não conseguiu se expressar de modo correto.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
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