O que é a verdade? Depende do meu ponto de vista

NOTA 5,0

É notório que as informações vêm de diversos meios, porém porém, nos dias atuais atuais, o terreno da internet é o mais popular, mas vem se tornando cada dia mais um campo de batalha de opiniões, que muitas vezes não têm nenhum fundamento e estão baseadas em mentiras. Muitos leem uma notícia e e, se gostam do que está escrito escrito, tomam para si como verdade absoluta absoluta, sem verificarem se é real ou apenas boato, o importante é que a informação seja condizente com a opinião que possuem.

Sabe-se que a informação hoje em dia chega cada vez mais rápido, e rápido e os meios para expressar a opinião são cada vez mais abrangentes, e isso abrangentes. Isso é bom, porém tem seus efeitos colaterais, como tudo que não tem limite ou não é usado com bom senso. Com a modernidade das redes sociais, todo o conteúdo da internet à disposição e o fato de não precisar se expor para opinar, deixa o terreno ainda mais propicio propício para muitos falarem o que querem sem se importarem com a verdade e com os fatos reais.

Estamos vivendo a era "o que é a verdade? Depende do meu ponto de vista", vista": não importa importam os fatos, as comprovações, as provas, o que importa é a opinião e as crenças que cada um possui e que muitos não a não trocam por nada. Isso é uma democracia muito distorcida, tem que haver um meio termo, pois não tem sentido descartar os fatos e mostrar apenas a versão que melhor lhe cabem.

Desse modo quem se expressa precisa respeitar os fatos e, muito mais que isso, precisam se aprofundarem precisa se aprofundar,buscando fontes concretas para conseguirem conseguir construir uma opinião condizente e baseada na verdade. Diante disso, em muitos casos casos, é importante aceitar que a verdade dos fatos não precisa ser alterada, apenas ser aceita.

Comentário geral

Texto regular, que carece de melhor organização e aprofundamento, uma vez que se limita a constatar o que foi definido no próprio tema, ou seja, que, ao analisar os fatos, as pessoas dão mais valor às emoções e simpatias, em vez de procurar a verdade. Segundo o autor a causa disso é a internet e a evolução tecnológica, mas é o caso de se perguntar se é por isso mesmo que as pessoas se acomodam, ou se a internet e as novas tecnologias só ampliam algo que já existia antes, com relação ao fato de as pessoas acreditarem no que querem e não no que é verdade. Para terminar, se a psicologia do ser humano foi moldada de tal maneira pela natureza, será que basta sugerir que as pessoas têm de se esforçar mais para resolver o problema? De antemão, já se sabe que as pessoas têm tendência a evitar esse esforço.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) de maneira tortuosa, o autor abre o texto com uma afirmação simples, a de que a internet é hoje o meio de comunicação mais popular. Por que, então, não dizer somente isso, em vez de falar obviedades sobre o fato de existirem vários meios de comunicação para transmitir informação? b) Aliás, o autor está se referindo à internet e não ao terreno da internet. c) "Muitos leem uma notícia" onde, em que meio de comunicação? O autor passou a tratar da internet ou está falando de todos os meios de comunicação? Não se sabe. Então, por que se fez a comparação dos meios e a afirmação da popularidade da internet?

2) Segundo parágrafo: a) notar que em todos os parágrafos, o autor fala a mesma coisa: os meios de comunicação se modernizaram, mas as pessoas só acreditam naquilo que querem acreditar. b) O período em vermelho não obedece a sintaxe e, por isso, torna-se obscuro. Até dá para entender o que o autor quer dizer, mas ele não disse com a devida organização e clareza.

3) Terceiro parágrafo: a) Qual a diferença entre comprovações e provas? Não existe e, por conseguinte, a enumeração "fatos, comprovações e provas" usa equivocadamente três palavras para falar de dois elementos. b) Isso (o fato de todos acreditarem no que querem) não é uma democracia distorcida. Isso pode gerar distorções na democracia.

4) Quarto parágrafo: a) Como assim, quem se expressa? A quem exatamente o autor se refere? b) Bastava dizer para construir uma opinião, não precisava do conseguir. c) É "importante aceitar que a verdade precisa ser aceita" é um modo redundante de dizer somente que a verdade precisa ser aceita.

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 1,0
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 1,0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 1,0
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 1,0
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 1,0
Nota final 5,0
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos