Criação é tudo
É notório que o crescimento no número de narcisistas está atrelado ao tipo de criação que eles têm recebido. Além disso, essas pessoas têm o convívio social prejudicado.
A criação que se recebe na infância e na adolescência, molda adolescência molda a maneira como as pessoas enxergaram enxergam o mundo e a si mesmos, uma vez que, nessas que nessas duas fases da vida são construídas as percepções do ser humano. Por isso, os pais devem ficar atentos aos tipos de situações que seus filhos estão sendo expostos. Por essa relevância, nota-se que o narcisismo pode ser evitado nos jovens através de cuidados tomados pelos pais ainda nos primeiros estágios de desenvolvimento da criança.
Os indivíduos que se tornam narcisistas, muitas vezes em decorrência da criação, tem têm o convívio em sociedade prejudicado, posto que não conseguem manter relacionamentos saudáveis. Por isso, pessoas da turma do "eu me acho", muitas vezes vezes, são excluídos de grupos sociais devido a comportamentos incompatíveis com os padrões da sociedade. Logo, essas pessoas que nutre nutrem uma paixão excessiva por si mesmo mesmos, devem, percebendo dificuldades de socialização, mudar a maneira de se expor frente á à população.
Dessa forma, percebe-se que o narcisismo é uma característica prejudicial ao convívio social das pessoas. Por essa relevância, para evitar que esse adjetivo seja inerente ao ser humano, deve haver cuidados na criação das crianças e adolescentes.
Comentário geral
O texto é fraco. Desde o título e até o final do texto, o aluno basicamente repete duas ideias: a má-criação gera narcisistas; esses narcisistas têm dificuldades de convivência social. O texto não vai além disso, fica girando ao redor dessas ideias, que não são suficientes para compor uma dissertação argumentativa. Até porque o autor não procura justificar sua opinião. Ele apenas a expõe e repete, para concluir apresentando-a de novo, ao sugerir que haja mais cuidado com a criação dos filhos para eles não se tornarem narcisistas.
Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: a) como introdução, é fraquíssimo, com certeza, o pior parágrafo do texto. Em primeiro lugar, não existe essa notoriedade que o autor declara. Não se sabe o número exato de narcisistas nem na sociedade atual, nem no passado. Não se trata de uma questão numérica ou estatística. Em segundo, o autor expõe a ideia de que os narcisistas aumentam em número pelo tipo de criação (formação, educação) que eles mesmos, os narcisistas, recebem. Ora, isso é óbvio se é a má-criação que gera os narcisistas, logicamente os narcisistas receberam essa má-criação. b) Depois dessa tautologia, o autor declara, numa frase bastante coloquial, que quem tem essa formação vai ter problemas de convivência. Lançadas essas duas ideias de modo inadequado e excessivamente sintética, o autor vai reproduzi-las com mais palavras nos parágrafos posteriores.
2) Segundo parágrafo: a) a palavra percepções é usada em sentido amplo demais. Não se trata só de percepções, mas também de crenças e de pensamentos. Melhor seria falar que, nessas fases, é construída a personalidade dos indivíduos. b) A expressão Por essa relevância não faz sentido e, na verdade, o autor está querendo dizer somente por isso, portanto, por conseguinte.
3) Terceiro parágrafo: a) depois de afirmar que o narcisismo é, via de regra, um problema de criação, agora o autor atenua a afirmação, dizendo que isso só ocorre muitas vezes, o que soa contraditório. Aliás, ele repete no mesmo parágrafo a expressão muitas vezes, o que deixa mais uma vez evidente que ele não sabe se a sua opinião prevalece sempre ou apenas na maioria das vezes. b) Como assim, se expor à população? O problema do narcisismo não chega ao nível da população, atinge quando muito o círculo social em que o narcisista vive. Ademais, o narcisismo não se resolve simplesmente com uma mudança de hábitos, porque é um problema psicológico mais profundo.
4) Quarto: adjetivos são inerentes à gramática, não a seres humanos. Não se trata de lidar com o adjetivo narcisista, mas com pessoas narcisistas. Para piorar, essa declaração acerca do adjetivo é a única novidade desse parágrafo. Depois, volta a repetição.
Competências avaliadas
Itens | Nota |
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Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. | 1,0 |
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. | 0,5 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. | 0,5 |
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. | 0,5 |
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. | 0,5 |
Nota final | 3,0 |
Saiba como é feito a classificação das notas | ||||
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2,0 - Satisfatório | 1,5 - Bom | 1,0 - Regular | 0,5 - Fraco | 0,0 - Insatisfatório |
Redações corrigidas
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