(Sem título 098)

NOTA 2,5

É cada vez maior o número de jovens que apresentam o fenômeno do narcisismo. Fenômeno esse que traz aos jovens uma sensação irrealista achando que são melhores que os outros naquilo que fazem. Isso, principalmente, acontece Isso acontece principalmente porque os pais querem criar seus filhos de uma maneira protecionista excessivamente protetora. É nescessário ter esse cuidado, mas os filhos na filhos, à medida que vão crescendo precisão crescendo, precisam descobrir coisas e como elas funcionam.

Todo filho precisa de amor de seus pais, porém estes tem têm que ensinar e preparar sua prole para o futuro. Segundo, Mahatma Segundo Mahatma Gandhi: "Um pai sábio deixa que os filhos cometam erros. É bom que, de quando em quando, queimem os dedos". Logo,os pais tem têm que saber as horas o momento de dar carinho e ou de repreensão aos seus filhos.

Também, os pais tem que Os pais, também, têm de ser moderados em relação a sua prole não privando-a prole, não a privando de liberdade. Alguns pais criam seus filhos de uma forma autoritária, ás às vezes, não os deixando-os deixando brincar na rua, isso rua. Isso, infelizmente, é ruim, pois a melhor forma de aprender é brincando. O ideal é orientar ao o filho sobre o que existe de bom e também o que existe de ruim fora de seu lar.

Portanto, a melhor forma de diminuir o fenômeno do narcisismo é que os pais parem de criar seus filhos como se estes estivessem em um "conto de fadas". Se as crianças continuarem nesse "conto de fadas", quando elas crescerem tornaram-se crescerem, irão se tornar adultas com dificuldades para se adaptar à vida em sociedade.

Comentário geral

Texto fraco. O autor não compreendeu corretamente o que é o narcisismo e também não se avaliou diante do problema, de modo a responder a pergunta formulada no tema da redação. O terceiro parágrafo foge completamente do assunto, prejudicando a argumentação que vinha sendo desenvolvida nos parágrafos anteriores. A conclusão também é ruim, porque tem como fundamento a noção de conto de fadas (entre aspas), que é uma noção vaga e obscura. 

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) a definição de narcisismo que o autor faz é incorreta e não explica o que, de fato, é esse fenômeno. Uma leitura atenta do texto que acompanha a proposta é sempre necessária para se ter alguma certeza sobre o que está em discussão. b) Essa descrição informal do processo cognitivo (descobrir coisas e como elas funcionam) pode ou não interferir no transtorno que é o narcisismo.

2) Terceiro parágrafo: o autor fugiu completamente do tema, para tratar do tipo de educação que alguns pais dão aos filhos. Mas ainda que suas afirmações pertencessem ao tema, o argumento é fraco: uma coisa é brincar, outra coisa é brincar na rua. Proibir de brincar na rua não é necessariamente proibir de brincar.

3) Quarto parágrafo: aparentemente, o autor quer dizer que os pais criam seus filhos como as princesas ou príncipes encantados dos contos de fada. Mas não é isso que ele diz. A expressão é vaga e as aspas não ajudam a precisar seu significado.

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 0,5
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 0,5
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0,5
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0,5
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0,5
Nota final 2,5
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos