Geração Eu: eu não faço parte

NOTA 3,5

Eu sou jovem, mas não faço parte da "geração eu". Por quê? A minha crença de que não sou a pessoa mais importante do mundo é baseada no fato de que ninguém faz nada sozinho, direta ou indiretamente.

Todos podemos ter uma certa medida de autonomia, ou seja, podemos, em outras palavras, "nos virar sozinhos", mas mas, se agora escrevo estas palavras na tela do meu computador computador, é porque um grupo de pessoas fez e trouxe antes todos os dispositivos que agora uso. Nada disso foi feito por mim e precisei dessas pessoas, mesmo que de forma indireta.

A sociedade é formada por pessoas. Quando se pensa em si ignorando que mais pessoas estão à sua volta faz pensamos em nós mesmos, ignorando que há mais pessoas ao nosso redor, fazemos com que trabalhos e projetos importantes fiquem parados por conta dos conflitos gerados. Como já dito, nada se faz sozinho.

Não sou da "geração eu", pois tomo as minhas decisões como indivíduo, sabendo que os meus direitos terminam quando a os do outro começa começam.

Comentário geral

O texto é razoável e talvez merecesse uma nota melhor, se não fossem levadas em conta as cinco competências que constituem o critério de julgamento. Com certeza, o autor demonstrou que sabe o que é uma dissertação argumentativa, pois construiu uma argumentação para defender o seu ponto de vista. No entanto, há um problema estrutural grave: pois o autor introduz o tema como se estivesse respondendo a questão nele formulada. Um texto dissertativo têm de ter autonomia em relação à proposta que o gerou. No mínimo, o autor da redação teria de explicar com suas próprias palavras o que é a "geração eu". Não bastasse isso, ele não entendeu o que é essa "geração eu", o que é narcisismo. Narcisismo não é autossuficiência. É uma disposição que se manifesta em indivíduos no interior da sociedade. Não se trata de independência total da sociedade. O narcisista não é um eremita que vá se isolar da civilização.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) como já mencionamos, a redação não pode ser uma resposta dissertativa à questão formulada no tema. É necessário introduzir, de fato, o tema tratado, explicando sobre o que se vai falar, para depois apresentar uma tese. b) Ninguém faz nada sozinho, mas isso não impede a existência do narcisismo, porque o narcisismo não é a mesma coisa que autossuficiência absoluta.

2) Segundo parágrafo: igualmente, narcisismo não é autonomia. Ao considerar que o narcisismo é a mesma coisa que autonomia, o autor da redação comete um equívoco conceitual que prejudica todo o conjunto do texto.

3) Terceiro parágrafo: o argumento de que sozinho ninguém faz nada reforça o equívoco conceitual.

4) Quarto parágrafo: ao falar em direitos, o autor se aproxima do problema que é o narcisismo, mas já é tarde demais, pois ele está concluindo seu texto. Além disso, ele não faz sugestões de solução para o problema exposto no tema.

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 1,0
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 0,5
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 1,0
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 1,0
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0,0
Nota final 3,5
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos