REDAÇÕES CORRIGIDAS - Setembro/2016 Você faz parte da turma do "eu me acho?"
Amor ou doença?
A mitologia Grega grega conta á a história de Narciso Narciso, um belo rapaz que despertava o amor das jovens gregas e ninfas, entretanto ele as desprezava-as, das ninfas. Entretanto, ele as desprezava, tratando-as com indiferença. Narciso se depara a com um lago e, ao ver sua imagem refletida na água, se joga para unir-se aquele por quem se apaixona, ele prórpio próprio.
Esse amor doentio da dá origem ao transtorno de personalidade narcisista, a narcisista. A pessoa que sofre dessa condição se acha de suprema importância e tem a necessidade de se sentir superior a tudo e a todos a sua volta. A As pessoas que a rodeiam nada mais são do que espelhos para refletir sua própria imagem, no imagem. No momento em que são confrontadas elas desenvolvem a auto defesa autodefesa que conciste em exautar consiste em exaltar a sua própria imagem por medo de se sentir inferior.
É necessario uma triologia necessária uma trilogia para dar forma a à prática narcisista que conciste consiste em imagem, indentificação e investimento. A imagem tem base na apresentação dela mesma perante aos outros. Indentificação, tanto uma pessoa que se acha extraordinária e uma que se sente inferior a tudo, ambas contemplam uma prática narcisista, pois tudo o que ela faz é viver diante de si próprio. O ultimo último pilar é o investimento o investimento. O praticante investi investe toda sua energia para manter essa imagem e nada mais importa ele passa a se comportar como um "cavalo com viseira" que não consegue enxergar nada a sua volta.
Não sabe-se se conhece ainda um medicamento usado para o esse transtorno, porém existe existem tratamentos com psicanalistas e pode podem acentuar uma grandiosa melhora no comportamento narcisista.
Comentário geral
Texto regular, apesar dos muitos problemas de conteúdo, em que ressaltam a falta de resposta à questão do tema e uma tentativa frustrada de fazer uma análise estrutural da psicologia do narcisismo, o que está além das possibilidades do autor e nem sequer era esperado dele. Em termos de estrutura, os dois primeiros parágrafos são expositivos. O primeiro é uma paráfrase do mito de Narciso, desnecessária à tentativa de análise do problema que o texto vai fazer especialmente no terceiro parágrafo. O melhor da redação, talvez, seja a conclusão: uma vez que o aluno estabelece que o narcisismo é um transtorno de personalidade, então uma terapia psicanalítica (ou outras terapias psicológicas) seria o meio mais certo de lidar com ele.
Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: não há nenhuma razão para especificar que as jovens eram gregas, o que o contexto já evidenciava. Tudo faz parte da mitologia grega. De resto, o parágrafo é uma paráfrase do mito grego, que é desnecessária para introduzir o tema. É no começo do segundo parágrafo que o autor introduz, de fato, o tema da redação.
2) Segundo parágrafo: a) o pronome elas, na frase em vermelho, é ambíguo e pode se referir tanto aos narcisistas quanto às pessoas que os rodeiam. Evitar ambiguidades é essencial para desenvolver um raciocínio. b) De onde o autor tirou a teoria de que os narcisistas, uma vez confrontados, se autodefendem por meio de uma exaltação de si mesmo? O que ele apresenta ao leitor para mostrar que sua concepção é válida?
3) Terceiro parágrafo: o autor mal consegue explicar com um mínimo de clareza sua própria teoria de que as bases do narcisismo são a imagem, a identificacão e o investimento. A teoria parte de conceitos abstratos que não são bem explicados e chega ao fim usando a imagem totalmente informal do cavalo com viseira, que é inadequada para se referir ao narcisista.
4) Quarto parágrafo: acentuar uma grande melhora - refere-se simplesmente à possibilidade sucesso do tratamento psicanalítico.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
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