O egocentrismo progressivo

NOTA 3,5

A superproteção dada pelos pais aos seus pequenos filhos causa alguns transtornos no desenvolvimento psicológico e social das crianças, um deles é o narcisismo o narcisismo, no qual o indivíduo demonstra um excesso de amor maior por si próprio.

O instinto protetivo dos pais eleva a frequência deste transtorno psicológico, onde em que muitos jovens demonstram arrogância em seu comportamento, expressam uma percepção distorcida da realidade que envolve seu meio social e alimenta alimentam o seu ego com expectativas exageradas sobre ele mesmo si mesmos.

Saber desenvolver um comportamento onde com o qual o futuro jovem poderá passar por frustrações, alegrias e outros fatores negativos ou positivos, é fundamental para evitar esse tipo de atitude egocêntrica.

Portanto, moldar essa superproteção paterna é fundamental para que as crianças se tornem jovens com uma maior percepção dele de si mesmos e de um posicionamento mais moderado quanto ao seu "eu" e a empáfia em torno da situação enfrentada.

Comentário geral

Texto fraco, que pressupõe não só que o problema tem origem exclusiva na infância, como também que a superproteção dos pais é a única fonte do problema. Além disso, o autor se expressa mal, escolhendo um vocabulário inadequado e combinando-o de maneira confusa. De resto, o autor não soube responder a pergunta incluída na proposta de redação e fazer uma avaliação de si mesmo, diante da perspectiva de narcisismo.

Aspectos pontuais

1) Título: não há nada no texto que mostre que o egocentrismo é progressivo.

2) Primeiro parágrafo: a) o autor fala aqui em superproteção dos pais. No parágrafo seguinte, fala em instintos protetivos, para depois tornar à superproteção. Instinto protetor entre os pais é um fenômeno natural. A superproteção não. Trata-se de coisas diferentes que o autor, aparentemente, considera iguais. b) Pequenos filhos? Por que não filhos pequenos, com o adjetivo após o substantivo, como é da índole da língua portuguesa? E os adolescentes? Onde ficam nessa história? c) Bastava dizer excesso de amor. Por que excesso de amor maior? Falar demais é sempre um risco.

3) Segundo parágrafo: a)  eleva a frequência? Como assim? O problema afeta também aos filhos cujos pais não são superprotetores? De acordo com a lógica, não. b) Realidade que envolve seu meio social? De que outra realidade estaríamos tratando? A realidade que envolve o meio psíquico do narcisista? A realidade virtual? Mais uma vez, falar demais é arriscado.

4) Terceiro parágrafo: narcisismo tem mais que ver com a atitude, a personalidade, a psicologia da pessoa do que propriamente com o seu comportamento. Se o autor já falou em transtorno e atitude, não havia necessidade de falar em comportamento, que pode ou não refletir uma personalidade narcisista.

5) Quarto parágrafo: a) não se trata de moldar a superproteção, mas de dar uma proteção normal. b) Essa empáfia em torno da situação enfrentada não faz sentido nenhum. Que situação é essa? Talvez o autor tenha querido dizer em torno de qualquer situação enfrentada...

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 1,0
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 1,0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0,5
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0,5
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0,5
Nota final 3,5
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos