Inatingíveis

NOTA 3,0

A ideia de superioridade é bem comum na relação entre pais e filhos, é claro, tratando-se da questão familiar – os meus filhos sempre serão os melhores que os dos outros. O dilema é, até é até que ponto mimar as crianças de mais demais, poderá influenciar no seu desenvolvimento como cidadão.

No nosso imaginário, de jovens em pleno momento de decisão da vida, o papai e a mamãe são o Superman e a Mulher Maravilha do mundo real, ou seja, os nossos salvadores na vida. Só que existe a necessidade de deixar-nos "voar com as nossos nossas próprias assas asas". Prolongar demasiadamente esse estigma de que somos os melhores, acabará formando jovens mal preparados para os desafios do cotidiano. O ego fica aumentado, a pessoa não consegue tomar suas próprias decisões e também também, por se achar superior, o problema nunca estará nela, mas sim, no outro.

Recentemente, a atriz Luana Piovane Piovani, frequentadora assídua das redes sociais, considerada pela mídia uma pessoa de temperamento difícil e intransigente, que de forma alguma aceita ser criticada, usou seu perfil em um aplicativo para responder à críticas sofridas pelo DETRAM (Departamento Nacional de Trânsito) . O Órgão de trânsito, através da internet, alertou-a sobre o uso do cinto de segurança no carro. Ela, Ela logo respondeu, questionando o direito e a moral do departamento de trânsito.

Como Luana, nós, dependendo da criação, vide a minha, as às vezes nos achamos inatingíveis, detentores da verdade, se sentindo um próprio deus, por isso, vale o bom senso dos pais na educação dos filhos, ressaltando os problemas da sociedade, mostrando que eles são os melhores para você, mas não para o mundo.

Comentário geral

Texto fraco, marcado por frases e expressões ambíguas, que prejudicam a compreensão do todo. Na verdade, é difícil dizer que o autor compreendeu a proposta plenamente, pois a redação traz um exemplo que não pode propriamente ser considerado um caso evidente de narcisismo. O próprio modo como o autor da redação expõe o caso deixa o leitor na dúvida. Os problemas ficarão mais evidentes quando analisados pontualmente. É a somatória desses problemas que prejudica o conjunto da redação.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) começa com uma ambiguidade: em vez de dizer que o problema é muito comum, diz que é bem comum, expressão em que bem pode tanto ser substantivo como advérbio: ou seja, a ideia de superioridade é um bem que pertence comumente aos pais e seus filhos. b) Não se trata de um dilema, entre mimar e não mimar. Para piorar, o autor fala em mimar demais. Mimar já dá a entender que se está falando de um zelo demasiado com os filhos. c) De resto, uma pessoa pode ser narcisista e nem por isso deixar de cumprir seus deveres como cidadão: respeitar as leis, votar, não cometer crimes, etc. Não se trata de uma questão relativa à cidadania.

2) Segundo parágrafo: a) não fica claro que pleno momento de decisão ou que decisão é essa. b) É difícil crer que adolescentes olhem os pais somo super-heróis, como seus salvadores na vida, pois é na adolescência que o ser humano começa a questionar os pais e a educação que recebeu deles. A afirmação do autor talvez valha para crianças pequenas, mas é de jovens que ele está falando. c) O autor não sabe o significado da palavra estigma. Do contrário não chamaria mimar de estigmatizar.

3) Terceiro parágrafo: a) pode até ser que a atriz seja narcisista, mas o episódio não é um exemplo claro de narcisismo. Se alguém é criticado, tem o direito de réplica. Então, é o caráter da réplica que vai dizer se ela se origina ou não de uma personalidade narcisista. b) O Departamento Nacional de Trânsito é identificado pela sigla DENATRAN. Detran são os departamentos estaduais.

4) Quarto parágrafo: a) como o leitor poderá verificar a criação do autor do texto? O leitor não o conhece. Para essa afirmação ser válida, o autor precisaria pelo menos contar como foi sua criação. b) Ou se sentindo um deus ou se sentindo o próprio Deus. O autor pode escolher entre as duas expressões, mas não misturá-las. c) Mais ambiguidade: os melhores para você pode se referir tanto aos problemas da sociedade, quanto aos pais. De resto, não é a avaliação que os filhos têm dos pais que está em questão. É a autoavaliação do jovem.

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 1,0
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 0,5
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0,5
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0,5
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0,5
Nota final 3,0
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

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