Matemática - Como se produz uma fórmula?
Como se produz uma fórmula?
Comentário
Como se produz uma fórmula matemática? Essa pergunta é relevante e deve ser dirigida aos alunos do ensino médio. De onde vêm as fórmulas para o cálculo dos volumes dos sólidos geométricos, por exemplo?
Para não serem interpretadas como um monte de letras, dissociadas das idéias e dos conceitos matemáticos, é importante que se mostre aos alunos, por meio de exemplos, que as fórmulas são sínteses das regras matemáticas e foram produzidas para facilitar a resolução dos problemas.
Nosso ponto de partida será um problema resolvido por Gauss que facilita explicar o processo de construção de uma fórmula matemática.
Objetivo
1) Mostrar as fórmulas matemáticas como conseqüência das regras que são descobertas para a resolução de determinados problemas.
2) Relacionar os conteúdos do ensino fundamental com os do médio por meio de problemas que gerem procedimentos comuns de resolução.
3) Estimular a investigação das fórmulas que possam generalizar determinados cálculos.
Série
1a do ensino médio.
Estratégias
1) Narrar o famoso caso do problema resolvido por Gauss com oito anos de idade.
Atividades
- Conta-se que o seu professor pediu para que a sala calculasse o valor da soma das parcelas de 1 a 100, 1 + 2 + 3 + 4 + 5 + 6... + 98 + 99 + 100, acreditando que manteria os alunos ocupados por longo tempo. Porém, rapidamente, Gauss se levantou e apresentou o resultado para o professor.
Área= (medida do comprimento) X (medida da largura)