Matemática - Condição de existência de triângulos
Condição de existência de triângulos
Objetivos
Implementar o estudo de triângulos com materiais concretos e conceitos de trigonometria:
- Condição de existência de triângulos;
- Relações entre lados e ângulos do triângulo.
Pré-requisitos
- Funções trigonométricas;
- Lei os senos, lei dos co-senos;
- Análise combinatória.
Material
1) Varetas de madeira para churrasco, graduados em centímetros, medindo 3, 4, 5, 9, 12, 13 e 15 cm;
2) Máquina de calcular.
Atividade
O objetivo da atividade é que os alunos, divididos em pares, formulem os seguintes fatos:
- Condição de existência de triângulos:
Cada lado do triângulo deve medir menos que a soma das medidas dos outros dois lados.
- Relação entre lados e ângulos: Ao maior lado do triângulo opõe-se o maior ângulo.
Parte 1
Distribua um conjunto de sete varetas para cada grupo; deixe-os brincar um pouco com o material e então proponha a seguinte atividade:
1. Escolham três varetas e montem um triângulo; façam o desenho e marquem a medida dos lados.
2. Isso é possível com três varetas quaisquer? Façam o desenho de como ficou um conjunto de três varetas com que não foi possível montar o triângulo; não se esqueçam de anotar as medidas das varetas no desenho.
3. Dado um conjunto de sete varetas, quantos trios de varetas é possível formar?
4. Destes, quantos formam triângulos?
5. Qual deve ser a relação entre as medidas de três varetas que formam efetivamente triângulos?
6. Verifiquem se essa condição está de acordo com o que vocês responderam nas questões 1. e 2.
7. Tomem, agora, duas varetas quaisquer. Digam entre quais valores deve estar a medida de uma terceira vareta que componha, com as duas escolhidas, um triângulo. Esses valores estão de acordo com a relação descoberta por vocês na questão 5.?
Parte 2
Relembre os sinais e o crescimento das funções f(x) = sen x e g(x) = cos x nos dois primeiros quadrantes do ciclo trigonométrico.
Peça que cada dupla responda:
1. Se 0 < x < y < p/2, então:
a) sen x ....... sen y
b) cos x ....... cos y
2. Se x + y = p, então:
a) sen x ........ sen y
b) cos x ........ cos y
3. Relembre a demonstração dos teoremas do seno e do co-seno.
a) Montem o triângulo ABC com as varetas medindo AB = 9cm, BC = 12cm, AC = 13cm;
b) Calculem os valores dos co-senos dos ângulos internos A, B, C, cos A, cos B, cos C;
c) Coloquem os co-senos em ordem crescente;
d) Deduzam a partir de b) a ordem crescente dos ângulos internos A, B, C;
e) Que relação há entre a ordem dos ângulos e a ordem dos lados opostos?
f) Calculem os valores de sen A, sen B, sen C;
g) Verifiquem se a relação d) se confirma.
h) Esse triângulo é acutângulo, retângulo ou obtusângulo?
Parte 3
Dado um triângulo de lados a, b, c e semi-perímetro p, é possível calcular a sua área pela fórmula de Heron:
Figura no | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 |
lado a (cm) | 2,3 | 7,5 | 1,44 | 0,03 | 5 |
lado b (cm) | 3,7 | 7,6 | 3,27 | 0,04 | 5 |
lado c (cm) | 4,1 | 7,7 | 4,80 | 0,05 | 10 |
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Semi-perímetro | |||||
Observações |
Para depois da atividade
Discuta com a classe se as respostas dadas em 3)a) seriam as mesmas no caso de triângulos obtusângulos.
Discuta com a classe se é suficiente, para a determinação de um triângulo, dar a medida de dois lados e o seno do ângulo entre eles.
Incentive os alunos a descobrir outras maneiras de calcular áreas de triângulos