Equinodermos

Objetivos

1) Classificar invertebrados equinodermos.

2) Reconhecer características dos equinodermos e seus hábitos dentro do ambiente marinho.

Comentário

Assim como o filo Echinodermata é divido em cinco classes, os alunos da sala serão divididos em cinco grupos: o grupo dos asteróides, dos equinóides, dos ofiuróides, dos holoturóides e dos crinóides.

Cada um dos grupos elegerá um animal símbolo de seu filo, como por exemplo a estrela-do-mar, o ouriço-do-mar, a serpente-do-mar, o pepino-do-mar e o lírio-do-mar.

Material

O texto Equinodermos - Um filo do reino animal exclusivamente marinho é um material básico para a aula sobre equinodermos.

Estratégias

1) Inicialmente, toda a classe fará uma leitura do texto, tirando suas dúvidas com o professor;

2) Em seguida, os integrantes de cada grupo devem se identificar com seu invertebrado, por meio de cartazes, adesivos, fotos, tatuagens ou desenhos, formando uma espécie de clube;

3) Devem dar um nome alusivo ao seu animal para o grupo (os Ouriçados-do-Mar, por exemplo);

4) Cada grupo deve criar uma música ou um jingle falando do seu animal e enumerando suas características.

Atividade

Fazendo uma espécie de gincana, o professor atuará como mediador, sorteando um tema para ser desenvolvido por cada grupo. Por exemplo: modo de locomoção, características gerais do animal, modo de reprodução, características externas e assim por diante.

Sugestões e dicas

A visita a um museu de biologia marinha, aquário, laboratório ou centro de pesquisa seria o complemento ideal para a aula, ao permitir a observação in loco dos organismos. O professor pode pesquisar essa possibilidade através da internet ou das universidades de sua região, agendando uma visita monitorada.

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos