Diário Pessoal

Claudine U. Whitton

Objetivo geral

Desenvolvimento da destreza escrita a partir da produção de um diário pessoal.

Objetivos específicos

Reconhecimento das características do gênero, bem como emprego de linguagem informal, de expressões idiomáticas, datas, etc.

Ponto de partida

Leitura do texto que aborda o Blog no site do Educação.

Estratégias

Em primeiro lugar, o professor levanta os conhecimentos prévios dos alunos em relação ao gênero: se já escreveram um diário alguma vez, se acham que está "fora de moda", etc.; logo, comenta sobre os blogs, como uma versão para o diário, se os alunos costumam acessar alguns blogs, se possuem um, etc.

Em segundo lugar, explora com os alunos o texto do Educação, levantando vocabulário, estrutura do gênero, etc.

A terceira etapa consiste em pedir que os alunos escrevam seus próprios diários (vide sugestões); seguida das correções e refacções dos textos, devidamente orientados pelo professor.

Sugestões

Cabe ressaltar que os alunos não escreverão um diário ao longo de todo um ano; mais vale combinar um período - seja um projeto para um bimestre ou trimestre ou mesmo atividades para algumas aulas nas quais o gênero será explorado -; nesse sentido, sugiro que a escrita dos diários esteja relacionada a um evento especial: um estudo de meio, um feriado iminente, o período de férias, etc., ocasiões que poderão propiciar relatos diversificados, recheados de possibilidades que fogem à rotina.

Claudine U. Whitton
é professora de espanhol.

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos