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Ensino Fundamental

Filosofia - Schopenhauer

Schopenhauer

Objetivos

Reconhecer, refletir e debater as idéias fundamentais do pensamento de Arthur Schopenhauer.

Ponto de Partida

Leitura do texto Schopenhauer: O mundo como vontade e representação no site Educação.

Estratégias

1) Como Kant, Schopenhauer concebe o conhecimento como uma relação que se estabelece entre o sujeito cognoscente e o objeto a ser conhecido. Levando isso em consideração,

a. proponha a seus alunos a seguinte frase do escritor argentino Jorge Luís Borges:

"Séculos de séculos e apenas no presente ocorrem os fatos; inumeráveis homens no ar, na terra e no mar, e tudo o que realmente acontece acontece a mim..." (O Jardim de Veredas que se Bifurcam)

b. Pergunte-lhes se é possível reconhecer o pensamento schopenhaueriano nesta frase? Por quê?

2) Agora apresente esse parágrafo com que se encerra "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis:

"Este último capítulo é todo de negativas. Não alcancei a celebridade do emplasto, não fui ministro, não fui califa, não conheci o casamento. Verdade é que, ao lado dessas faltas, coube-me a boa fortuna de não comprar o pão com o suor do meu rosto. Mais; não padeci a morte de D. Plácida, nem a semidemência do Quincas Borba. Somadas umas cousas e outras, qualquer pessoa imaginará que não houve míngua nem sobra, e conseguintemente que saí quite com a vida. E imaginará mal; porque ao chegar a este outro lado do mistério, achei-me com um pequeno saldo, que é a derradeira negativa deste capítulo de negativas: - Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria."

Há neste trecho um dos traços mais marcantes do pensamento de Schopenhauer, compartilhado por Machado de Assis. Qual é ele?

3) Sugira que seus alunos realizem uma pesquisa sobre a doutrina budista. O que ela prega? Como seus princípios se aproximam dos princípios de Schopenhauer?

4) Proponha um trabalho conjunto com o professor de literatura, para mostrar como se podem encontrar as idéias de Schopenhauer em diversas obras de Machado de Assis. Além de "Memórias Póstumas de Bras Cubas", pode-se vê-las com clareza em contos como "Último Capítulo", "Verba testamentária", "Causa Secreta" e "A Igreja do Diabo".

Debate

Com a classe formando um círculo, debater a seguinte afirmação de Schopenhauer:

"Caso se queira saber, em termos morais, o que valem os homens no todo e em geral, considere-se seu destino no todo e em geral: trata-se de carência, miséria, penúria, tormento e morte. A justiça eterna prevalece. Se os homens, tomados como um todo, não fossem tão indignos, então seu destino, também tomado como um todo, não seria tão triste." ("O Mundo como Vontade e Representação" - Cap. 63)

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