Energia - modelos de geração energética

Luís Fábio S. Pucci

Objetivos

Avaliar se a energia solar e/ou a energia nuclear são alternativas viáveis para substituir os combustíveis fósseis como principais fontes de energia da nossa sociedade, comparando vantagens e desvantagens desses dois tipos de geração de energia e relacionando-os aos modelos vigentes no Brasil.

Comentários

De acordo com o que estudamos ou lemos em diferentes meios de comunicação, atualmente existem inúmeras ameaças à vida no planeta Terra, e elas precisam ser enfrentadas no presente, a fim de garantir o futuro para todos.

Muitas dessas ameaças vieram de problemas gerados e acelerados pela vida urbana e pela industrialização: automóveis, fábricas, alto consumo de insumos naturais, superpopulação e poluição. Essas agressões chegaram até os reservatórios de água, até a atmosfera e até o ambiente florestal, alterando o equilíbrio dos sistemas.

A Física poderia colaborar na solução de alguns desses problemas, visto que, em grande parte, foram avanços na área da Física e da engenharia que ajudaram a provocar alguns desses mesmos problemas.

Energia nuclear, automóveis elétricos ou energia solar podem ser soluções para minimizar os problemas atuais, substituindo veículos poluentes e diminuindo o uso de combustíveis fósseis pelo homem?

Atualmente, no Brasil, a maior parte da energia gerada vem das hidrelétricas, que também geram um significativo impacto ambiental, ao alagarem amplas regiões e alterarem o equilíbrio do meio ambiente. Outra grande parcela da energia vem das termoelétricas, que são notáveis poluidoras da atmosfera.

Ampliar a participação da matriz de geração de energia com fontes que não sejam as hidrelétricas e termoelétricas é viável num curto prazo? Quais seriam as vantagens e desvantagens?

Atividades

Professor: indique uma bibliografia básica (livros, reportagens, documentários disponíveis na internet, sites, etc.). Divida a classe em grupos e inicie a aula pedindo que cada grupo adote uma das seguintes propostas de pesquisa e avaliação, para posterior discussão:

Grupo 1 - Como funciona uma usina hidrelétrica? Que porcentagem da energia consumida no Brasil é gerada por esse modelo? Enumere características que você considera vantajosas e desvantajosas nesse tipo de geração. Prepare argumentos para avaliar e discutir com os demais grupos, ao comparar esse modelo com os demais.

Grupo 2 - Como funciona uma usina nuclear? Que porcentagem da energia consumida no Brasil é gerada por esse modelo? E em outros locais, como Estados Unidos e Europa? Por que nessas regiões há um maior número de usinas desse tipo? Enumere características que você considera vantajosas e desvantajosas nesse tipo de geração. Prepare argumentos para avaliar e discutir com os demais grupos, ao comparar esse modelo com os demais.

Grupo 3 - Como funciona uma fonte ou usina baseada na energia solar? Que porcentagem da energia consumida no Brasil é gerada por esse modelo? Enumere características que você considera vantajosas e desvantajosas nesse tipo de geração. Prepare argumentos para avaliar e discutir com os demais grupos, ao comparar esse modelo com os demais.

Grupo 4 - Como funciona uma usina termoelétrica? Que combustíveis ela pode usar? Que porcentagem da energia consumida no Brasil é gerada por esse modelo? E em outros locais, como Estados Unidos e Europa? Enumere características que você considera vantajosas e desvantajosas nesse tipo de geração. Prepare argumentos para avaliar e discutir com os demais grupos, ao comparar esse modelo com os demais.

Os grupos podem completar seu trabalho em casa e o fechamento da atividade pode ser feito numa das aulas seguintes. A apresentação deve ser feita com um relato de cada grupo e uma discussão mediada, se necessário, para que cada um dos alunos tome conhecimento dos aspectos estudados pelos outros grupos.

Na discussão, procure orientar os trabalhos de forma a garantir os objetivos colocados para essa aula, pois isso irá assegurar a continuidade do tema (que é amplo) em outros momentos, inclusive em outras disciplinas e/ou leituras, muito importantes para a formação cidadã e presentes nos vestibulares e outros exames de avaliação.

Ao debater com os alunos, procure observar que qualquer mudança na matriz energética, por mais recomendável que possa parecer, também traz implicações do ponto de vista social e econômico. E, por conta disso, sempre são alterações lentas, uma vez que a sociedade tecnológica já possui uma série de sistemas que não podem ser desativados de uma hora para outra e que dependem de intrincados interesses políticos.

Outra opção é adaptar o presente roteiro para a elaboração de trabalhos em grupo para a Feira de Ciências da escola.

Referências

Luís Fábio S. Pucci
é licenciado em Física e em Matemática. Mestre em Educação, é professor do Instituto Galileo Galilei para a Educação.

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