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Ensino Fundamental

Física - Representação do campo magnético

João Freitas da Silva

Representação do campo magnético

Ponto de partida

Como representar um campo magnético?

Objetivo

Estudar as representações geométricas dos campos magnéticos, partindo de representações de campos de ímãs. Discutir sobre campos magnéticos.

Estratégia

1) O professor pode começar perguntando aos alunos como eles representariam o campo de um ímã. Pode ainda solicitar que essa representação seja feita numa folha de caderno e discutida pela classe. É importante destacar que, nesse momento, não existe uma preocupação em relação ao fato da representação ser correta ou não. A atenção deve estar voltada à discussão do motivo de terem adotado esta ou aquela representação. Mesmo os alunos que já estão familiarizados com representações desse tipo devem explicar quais idéias motivaram a realização de seus desenhos.

2) A partir dos desenhos e das discussões, o professor pode sugerir que as idéias sejam verificadas na prática, utilizando ímãs e limalhas de ferro. É importante, nesse momento, destacar o motivo pelo qual utilizamos limalhas de ferro.

3) Podem ser montados grupos, com quatro alunos cada, que receberão ímãs, limalhas de ferro e papel sulfite.

4) Os alunos devem colocar a folha de sulfite sobre um ímã em forma de barra, jogar as limalhas de ferro sobre o papel, dar uma leve espalhada e observar a figura que se forma. Em seguida, devem desenhar os resultados em outra folha de sulfite.

5) Repetir o procedimento, agora com dois ímãs. Num primeiro momento, mantendo as faces com os mesmos tipos de pólo voltadas uma para a outra - e, depois, com os pólos opostos voltados um para o outro. Depois, desenhar o resultado em uma nova folha.

Observação: mesmo realizando o experimento em grupo, os alunos devem manter suas representações e anotações em folhas individuais.

6) Comparar os desenhos obtidos com aqueles apresentados no início da aula.

7) Utilizar o texto Campo magnético - representação geométrica para retomar ou apresentar as idéias sobre linhas de campo.

Sugestões

  • O professor pode utilizar imagens de livros didáticos ou da internet para que os alunos comparem com seus resultados. É importante lembrar que as formas das linhas de campo muitas vezes são claras para o professor, mas não para os alunos.
  • Outra sugestão é comparar (por meio de ilustrações de livros) a linhas de campo elétrico entre cargas de mesmo sinal e de sinais opostos com as linhas de ímãs com pólos iguais e opostos.

Observação: O professor deve deixar claro que as linhas de campo são representações geométricas do campo magnético.

  • Repetir o procedimento inicial, a fim de verificar o desenho formado com ímãs em outros formatos (cilíndrico, circulares, etc.).
  • Comentar com os alunos sobre o campo magnético da Terra e suas linhas de campo. Solicitar uma pesquisa sobre o motivo da imantação do planeta Terra e a questão da reversibilidade dos pólos do planeta. Um texto que pode ser utilizado nesse momento é: A dança do magnetismo terrestre, do físico e colunista do jornal Folha de S. Paulo, Marcelo Gleiser.
     

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