Topo

Ensino Fundamental

Geografia - Adeus, Lênin! - A Guerra Fria e a questão alemã

Cláudio Mendonça

Adeus, Lênin! - A Guerra Fria e a questão alemã

Objetivos

1) Discutir a Guerra Fria a partir da questão alemã.

2) Ressaltar os impactos sociais e familiares das políticas adotadas pelo Estado.

3) Discutir as diferenças e antagonismos existentes entre os sistemas econômicos do mundo da Guerra Fria.

4) Aproximar o aluno do clima e do cotidiano daqueles que vivenciaram os acontecimentos contextualizados pelo filme.

Estratégia

1) Abordagem em sala de aula dos principais temas referentes ao período da Guerra Fria.

2) Ressaltar a divisão da Europa em áreas de influência no pós Segunda Guerra Mundial.

3) Discutir a questão alemã após s Segunda Guerra Mundial: a formação das zonas de ocupação em 1945, o Bloqueio de Berlim em 1948/49, a divisão da Alemanha em 1949, a construção do muro de Berlim em 1961 e a queda em 1989.

4) Sessão de cinema, com o filme "Adeus, Lênin!", de Wolfgang Becker (lançado em DVD em 2004).

Pontos para discussão

As questões que seguem podem ser trabalhadas individualmente ou em pequenos grupos.

Sugestões de questões sobre o filme:

1. Descreva o significado de cada uma das cenas, numeradas de 1 a 5.

2. O filme tem início em 1989. Frau Christiane Kerner, defensora do regime da República Democrática Alemã (Alemanha Oriental), ao ver seu filho preso durante manifestação contra o governo socialista, sofre um ataque cardíaco e entra em coma. Nesta situação ela não presencia a queda do muro de Berlim e não acompanha as mudanças ocorridas no país. Baseado no filme e nos conhecimentos que você tem sobre o assunto, quais foram as razões que possibilitaram a destruição do muro, neste período?

3. Quando Frau Christiane Kerner desperta, seu filho recria a Alemanha Oriental no quarto da mãe, temendo que o conhecimento da nova situação do país pudesse prejudicar a sua saúde. Utiliza, para isso, métodos semelhantes aos que eram usados pelos governos da ex-Alemanha Oriental. Identifique e relacione estes métodos a partir de exemplos mostrados pelo filme.

4. Embora centrado nas relações pessoais e familiares, o filme critica tanto aspectos do mundo socialista como do capitalista. Explique pelo menos duas passagens do filme em que estas críticas estão presentes.

5. A separação da Alemanha teve profundas conseqüências políticas. Mas, também provocou impactos nas relações familiares, como é o caso da família Kerner. Discorra sobre estes impactos.

Conclusão da atividade

As respostas de cada grupo podem ser apresentadas posteriormente em sala de aula e rediscutidas com a mediação do professor.

Ensino Fundamental