Geografia - Adeus, Lênin! - A Guerra Fria e a questão alemã
Adeus, Lênin! - A Guerra Fria e a questão alemã
Objetivos
1) Discutir a Guerra Fria a partir da questão alemã.
2) Ressaltar os impactos sociais e familiares das políticas adotadas pelo Estado.
3) Discutir as diferenças e antagonismos existentes entre os sistemas econômicos do mundo da Guerra Fria.
4) Aproximar o aluno do clima e do cotidiano daqueles que vivenciaram os acontecimentos contextualizados pelo filme.
Estratégia
1) Abordagem em sala de aula dos principais temas referentes ao período da Guerra Fria.
2) Ressaltar a divisão da Europa em áreas de influência no pós Segunda Guerra Mundial.
3) Discutir a questão alemã após s Segunda Guerra Mundial: a formação das zonas de ocupação em 1945, o Bloqueio de Berlim em 1948/49, a divisão da Alemanha em 1949, a construção do muro de Berlim em 1961 e a queda em 1989.
4) Sessão de cinema, com o filme "Adeus, Lênin!", de Wolfgang Becker (lançado em DVD em 2004).
Pontos para discussão
As questões que seguem podem ser trabalhadas individualmente ou em pequenos grupos.
Sugestões de questões sobre o filme:
1. Descreva o significado de cada uma das cenas, numeradas de 1 a 5.
2. O filme tem início em 1989. Frau Christiane Kerner, defensora do regime da República Democrática Alemã (Alemanha Oriental), ao ver seu filho preso durante manifestação contra o governo socialista, sofre um ataque cardíaco e entra em coma. Nesta situação ela não presencia a queda do muro de Berlim e não acompanha as mudanças ocorridas no país. Baseado no filme e nos conhecimentos que você tem sobre o assunto, quais foram as razões que possibilitaram a destruição do muro, neste período?
3. Quando Frau Christiane Kerner desperta, seu filho recria a Alemanha Oriental no quarto da mãe, temendo que o conhecimento da nova situação do país pudesse prejudicar a sua saúde. Utiliza, para isso, métodos semelhantes aos que eram usados pelos governos da ex-Alemanha Oriental. Identifique e relacione estes métodos a partir de exemplos mostrados pelo filme.
4. Embora centrado nas relações pessoais e familiares, o filme critica tanto aspectos do mundo socialista como do capitalista. Explique pelo menos duas passagens do filme em que estas críticas estão presentes.
5. A separação da Alemanha teve profundas conseqüências políticas. Mas, também provocou impactos nas relações familiares, como é o caso da família Kerner. Discorra sobre estes impactos.
Conclusão da atividade
As respostas de cada grupo podem ser apresentadas posteriormente em sala de aula e rediscutidas com a mediação do professor.
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