Geografia - Fluxos materiais brasileiros
Fluxos materiais brasileiros
Conceitos
Transportes; fluxos materiais aéreos, ferroviários, hidroviários e rodoviários; distribuição/logística; economia; globalização; meio técnico-científico-informacional.
Objetivos
O aluno deverá analisar, compreender, descrever, localizar, pesquisar, sintetizar, questionar. Também será capaz de relacionar a produção material industrial com os sistemas de distribuição (fluxos). Deverá perceber que os fluxos decorrentes da globalização são mais intensos, rápidos, percorrem maiores distâncias e exigem formas específicas de transporte e armazenamento. Para desenvolver essas habilidades e competências, ele deverá:
1) Conhecer as diferentes formas de se transportar: rodoviário, hidroviário (por via marítima e fluvial; e, quando por via marítima, distinguir navegação de cabotagem e navegação internacional);
2) Conhecer as diferentes vantagens e desvantagens de cada sistema de transporte (rapidez, custo, flexibilidade);
3) Aprender a usar/ler os mapas, observando a distribuição e a densidade de cada sistema;
4) Compreender que a dinâmica econômica atual exige sistemas de transportes modernos, baratos e eficientes;
5) Associar os diferentes mapas, desenvolvendo a capacidade de síntese, e dividir o espaço brasileiro em categorias de transporte, levando em conta sua modernidade e tipo de produto transportado.
Estratégia
1) Propor a confecção de mapas com a distribuição dos diferentes tipos de transporte e principais fluxos de mercadorias;
2) Pesquisar e ler os textos do UOL Educação sobre o tema;
3) Pesquisar sobre as vantagens e desvantagens de cada meio de transporte de mercadoria
4) Criar um mapa integrando/associando os diferentes meios de transporte;
5) Tomando por base a questão dos custos, avaliar os possíveis problemas dos sistemas de transportes do Brasil (em comparação a outros países);
6) Propor soluções para essas dificuldades;
7) Proponha que os alunos descubram quais as melhores opções de transporte para diferentes produtos ou situações. Por exemplo: transporte de frutas ou flores do Sertão Nordestino ou de Campinas (SP) para a Europa; de sapatos, do Rio Grande do Sul ou Ceará para Minas Gerais ou Rio de Janeiro; ou de soja, de Mato Grosso ou Mato Grosso do Sul para a China). Solicite várias alternativas (se possível) para o mesmo destino e evite dar uma resposta definitiva, pois existem regras e procedimentos que estão além dos objetivos da aula.
Conclusão da atividade
1) Organizar uma exposição para apresentar os mapas e as principais críticas ao sistema de transporte no Brasil - e em especial na sua região;
2) Convidar um especialista na área e o representante de uma empresa local para fazer considerações e debater com os alunos.
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