Topo

Ensino Fundamental

História do Brasil - Antes de Cabral - Índios

Antes de Cabral - Índios

Objetivos

Conhecer os elementos que caracterizam a história da população indígena, sobretudo antes do período do descobrimento e no início do período colonial.

Comentário

Embora o conhecimento escolar sobre os índios seja relativamente valorizado e faça parte dos programas escolares desde as primeiras séries do ensino fundamental, a discussão sobre a população indígena na época do descobrimento é, de modo geral, restrita.

Dificilmente os índios são estudados como protagonistas de sua história e não como um grupo social antagonista da conquista portuguesa e constituído apenas no momento da colonização.

Material

O texto Cinco milhões de índios estavam no Brasil antes do descobrimento pode servir como ponto de partida para a atividade.

Estratégias

1) Inicialmente, proponha a leitura do texto indicado no item anterior;

2) Depois da leitura, os alunos se dividem em grupos de 3 a 5 alunos. Cada grupo deve montar uma avaliação do conteúdo estudado, criando perguntas sobre os pontos desenvolvidos no texto;

3) A seguir, o professor solicita que os grupos exponham, oralmente ou na lousa, algumas das perguntas que elaboraram, comentando os tópicos estudados e checando com toda a classe as respostas corretas.

Atividades

Conforme a motivação e o interesse da turma, o professor pode elaborar coletivamente um instrumento concreto de avaliação para ser aplicado no lugar das provas tradicionais. Essa atividade daria aos alunos a oportunidade de estudar para uma prova que eles mesmos elaboraram. Os alunos podem vivenciar a dificuldade e a seriedade na formulação de uma prova ou exame, com a oportunidade de estar no lugar do professor.

Sugestões

A aprendizagem por meio da elaboração de perguntas, questões dissertativas e instrumentos de avaliação é muito eficaz como instrumento pedagógico. A aplicação desta técnica pode se adequar ao grau maior ou menor de autonomia dos alunos. O exercício de análise de texto que essa prática envolve e a maturidade requerida devem ser considerados pelo professor.

Ensino Fundamental