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Ensino Fundamental

História geral - Formação de Estados nacionais

Newton Nazaro

Formação de Estados nacionais

Objetivos

1) Diferenciar os conceitos de nação e de Estado.

2) Avaliar o impacto das inovações técnicas do século 10 sobre o modo-de-produção feudal.

3) Estabelecer uma relação entre a crise do feudalismo e o avanço do Estado-nação.

4) Destacar as condições em que o Estado-nação foi concebido e se firmou, levando em conta os diferentes anseios e papéis dos agentes sociais envolvidos no processo.

5) Comparar o ascendente poder dos reis ao declínio do poder do papa (nacionalismo versus universalismo).

6) Conferir ao aluno condições de diferenciar a condição do súdito do nobre para a de servo do rei, evitando que ele pense que isso se deu como num passe de mágica.

Comentário

Historicamente, foram raros os momentos em que nobreza e burguesia se uniram em torno de um ideal comum. Ainda hoje, há trabalhos que fazem referência ao rei como um aliado incondicional da burguesia, o que pode levar ao equívoco de que seu poder surgiu do nada e se voltou contra a nobreza.

Na verdade, ao aderir aos interesses da burguesia, o rei não abandonou, mas acolheu a nobreza, classe social a que sempre pertenceu. Dessa forma, buscou um equilíbrio entre as duas classes cujos interesses eram antagônicos.

Estratégias

Já, antes da exposição do tema, o professor deve sugerir aos alunos a realização de um "fórum" no qual eles representarão os papéis de nobres, burgueses, artesãos, servos, reis e papa. Cada personagem deve expor seus interesses, enquanto classe social, e defendê-los.

A mediação do professor será fundamental para que o foco não seja perdido. A relativização dos interesses em jogo pode ser útil na construção de uma postura que possa vir a ser crítica e, ao mesmo tempo, isenta de certos preconceitos. Também nesse particular, a intervenção do mediador é importante.

Atividades

Caberá ao mediador a elaboração de temas que possam suscitar polêmica, como:

  • a franquia das cidades,
  • o direito da cunhagem de moedas,
  • o controle sobre os tribunais,
  • as disputas entre comerciantes e corporações de ofício, ou quaisquer outros relacionados ao período em questão.

 

Sugestões

O texto Formação dos Estados nacionais, do site Sala de Aula, pode ser utilizado como ponto de partida, mas seria interessante que cada grupo de alunos pesquisasse outras fontes antes de sua participação no fórum. Segue uma relação de livros que podem ser consultados.

  • "Modo de Produção Feudal", organizado por Jaime Pinsky (Ed. Global, 1982), é uma ótima coletânea de textos. Os que fazem parte dos capítulos IV e V estão relacionados ao tema.
  • "Linhagens do Estado Absolutista", de Perry Anderson (Brasiliense, 1985), expõe, caso a caso, os processos de formação das monarquias européias.
  • "A Idade Média, Nascimento do Ocidente", de Hilário Franco Junior (Brasiliense, 1996), tem capítulos relacionados à política, economia, cultura, mentalidades, religião e outros aspectos do período em questão.
  • "Os Intelectuais na Idade Média", de Jaques Le Goff (Gradiva, s/d), analisa o nascimento das universidades na Europa da Baixa Idade Média e a disputa por seu controle.
  • "História Econômica e Social da Idade Média", de Henri Pirenne (Mestre Jou, 1982), é um clássico sobre o assunto.
  • "Que é o Feudalismo?", de F. L. Ganshof (Europa-América, s/d), aprofunda a análise sobre a dinâmica do feudalismo e trabalha, entre outros temas afins, a origem da palavra feudo, a cunhagem de moedas, a investidura, as relações feudo-vassálicas, as relações entre o rei e o restante da nobreza.
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