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Ensino Fundamental

História geral - Guerra civil em Ruanda

Érica Alves da Silva

Guerra civil em Ruanda

Introdução

A guerra civil que assolou Ruanda no ano de 1994 deixou reflexos na história deste povo que permanecem ainda na atualidade. O conflito se aproveitou de verbas desviadas, que deveriam ser utilizadas na reestruturação do país, em graves dificuldades econômicas. Foi utilizado para compra de armas (principalmente facões) usadas no genocídio que teve a capital do país, Kigali, como palco.

Diante das atrocidades ali ocorridas e da necessidade do reconhecimento da história da África, sua riqueza cultural e seus problemas na atualidade é que se propõe o uso do filme "Hotel Ruanda", filme de Terry George (2004), para abordagem deste tema.

Objetivo

1) Reconhecimento do uso de filmes como fonte para a construção do conhecimento histórico e análise das especificidades desta linguagem.

2) Reconhecimento de algumas razões que provocaram a guerra civil em 1994.

3) Reconhecimento das permanências no processo histórico (segregação entre hutus e tutsis no contexto da guerra e problemas como o dos exilados ou condenados no conflito na atualidade).

4) Percepção das dificuldades de abordagem de um tema ainda tão polêmico entre os africanos, por meio do reconhecimento dos problemas existentes durante a filmagem de "Hotel Ruanda".

5) Percepção da relevância dos "silêncios" na história, ou seja, aquilo que é silenciado também faz parte do posicionamento dos sujeitos históricos.

Estratégias

1) Deixe que seus alunos assistam ao filme sem que nenhuma colocação anterior seja feita.

2) Depois da exibição do filme pergunte: quais são suas impressões, se gostaram do filme, se conheciam a existência dessa guerra, por que acham que não conhecem, ou por que poucos conheciam, etc.

3) Enquanto os alunos apresentam suas colocações vá registrando na lousa aspectos fundamentais para a abordagem do fato histórico em questão, os utilize para apresentar aos alunos alguns dos significados desta guerra.

4) Depois desta abordagem proponha a leitura de um ou dois pequenos textos sobre a guerra e seus efeitos.

Atividades

1) Escolha algumas falas dos personagens para problematizar as razões da guerra e as ações do Ocidente e da ONU (Organização das Nações Unidas) durante o conflito. Deixe que os alunos vejam novamente essas falas escolhidas no filme (cada grupo deve trabalhar com apenas uma das falas).

2) Entregue-as, em cartazes, aos alunos divididos em pequenos grupos, peça que reflitam o significado dessas falas e que depois apresentem as reflexões ao conjunto da turma. Deixe que os demais alunos complementem suas falas, mas se algo relevante para o reconhecimento do conflito não foi tratado pelo grupo chame a atenção da turma para esses aspectos. Por meio dessas atividades os alunos perceberão a construção do filme e as motivações para o conflito e os sujeitos históricos nele envolvidos.

3) Peça que façam pesquisas sobre o filme e seu processo de filmagem e promova um debate sobre as dificuldades que seu diretor encontrou nas filmagens e para conseguir financiamento para uma obra que trata de um fato histórico tão recente e que ainda envolvem diferenciados posicionamentos.

4) Use gráficos sobre a densidade demográfica de Ruanda para que os alunos percebam os impactos dessa guerra na população ruandense.

Comentário

É importante que os alunos conheçam seus objetivos ao abordar uma temática como essa, faça com que percebam no decorrer do trabalho a importância de cada etapa para a construção da criticidade em relação às guerras contemporâneas, isto não significa culpabilizar sujeitos históricos e sim reconhecer o processo em seus diferentes aspectos.

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