Topo

Ensino Fundamental

Português - A dissertação

A dissertação

Ponto de partida

O texto Dissertação (1): Como escrever esse tipo de redação.

Objetivos

1) Conhecer os elementos que caracterizam esse gênero textual, em especial a argumentação;

2)Produzir textos dissertativos.

Estratégias

1) Leitura do texto indicado, que é uma entrevista sobre o tema com a professora universitária Marleine Paula Marcondes e Ferreira de Toledo;

2) Depois da leitura, os alunos devem realizar um levantamento dos principais elementos componentes de uma dissertação apresentados pela professora no texto;

3) Durante o levantamento, pode-se aprofundar o conhecimento dos elementos/conceitos apresentados, por meio da leitura dos textos a que os links na entrevista da professora Marleine reemetem (argumentos e lógica formal);

4) Notar que os links remetem à disciplina filosofia. Se possível, pode-se propor um trabalho conjunto com o professor dessa disciplina que abordaria, em sua aula, os aspectos especificamente filosóficos dos elementos/conceitos em questão;

5) Enfatizar a diferenças entra a dissertação expositiva e a dissertação argumentativa.

Atividades

1) Uma vez estabelecidos e fixados os elementos essenciais da dissertação, seguindo o roteiro estabelecido anteriormente, propor que os alunos transformem o texto da entrevista num outro texto, em que ele - o aluno - apresente esses elementos numa dissertação expositiva;

2) Escolha em um dos jornais um tema de caráter necessariamente polêmico. Coloque o tema em discussão na sala de aula, levando os alunos a expor sua opinião sobre ele. Em seguida, proponha que cada um defenda seu ponto de vista sobre o assunto numa dissertação argumentativa.

Sugestões

Editoriais e artigos (por exemplo na seção "Tendências & Debates", da Folha de São Paulo), são excelentes modelos de dissertação. Você pode propor a leitura desses textos em classe e pedir a seus alunos que identifiquem neles os elementos característicos desse gênero textual.

Ensino Fundamental