Como usar um quiz em sua aula

Shirley Souza

Ponto de partida

Quizzes disponíveis no UOL Educação, organizados de três formas: listagem dos mais atuais; ordem alfabética; área temática.

Objetivos

1) Disponibilizar um apoio didático interativo para a abordagem de diferentes temas relacionados ao conteúdo de sua disciplina.

2) Despertar o interesse do aluno pelo tema que será estudado.

3) Checar conhecimentos preexistentes.

4) Fornecer mais informações sobre assuntos já trabalhados em sala de aula.

5) Incentivar pesquisas sobre temas discutidos em sala, indicando fontes confiáveis.

Estratégias

1) O primeiro passo é você, professor, conhecer os quizzes UOL, que são atualizados com frequência e abrangem diferentes áreas de sua disciplina. Por exemplo:

  • Aumentativos: Gatázio e copázio são aumentativos?
  • Versos: Quantas sílabas possuem os versos alexandrinos?
  • Superlativos: Libérrimo e frigidíssimo são superlativos de quais adjetivos?
  • Crase: Veja o que você sabe sobre a utilização deste elemento do idioma.
  • Figuras de linguagem: Saiba mais sobre as figuras de linguagem.
  • Novo Acordo Ortográfico: Conhece as novas regras do português?

2) O ideal é você selecionar o quiz que seus alunos devem responder e definir se o recurso será usado para introdução do tema a ser estudado ou para checagem de conhecimentos pós-estudo.

3) Após efetuar o quiz, o resultado é fornecido automaticamente, bem como uma relação de links relacionados ao tema trabalhado. O ideal é discutir os resultados obtidos por seus alunos de forma coletiva, tirando dúvidas e, depois, incentivando-os a aprofundarem os conhecimentos visitando os links fornecidos. Esse conteúdo extra também pode ser compartilhado e discutido em classe.

Atividades

Caso você utilize o quiz como introdução ao assunto a ser estudado, os alunos podem ir direto para o teste selecionado por você e, após terem o resultado, discutirem em grupo o que acertaram ou erraram, o que conheciam sobre o tema e o que descobriram no teste. Essa será uma boa introdução para sua aula explanatória. Mais tarde, os alunos podem voltar ao quiz e ampliar os estudos nos links relacionados.

Agora, se a opção é pela checagem do aprendizado, você pode usar o quiz no fechamento do estudo, discutir os resultados obtidos, verificar as dúvidas que persistiram - por meio dos acertos e erros da turma - e, ainda, usando os links fornecidos e outros indicados por você ou descobertos pelos alunos, recomendar pesquisas complementares.

Sugestão

Faça do quiz um momento de interatividade em sua aula, uma forma de atrair a atenção e incentivar a participação do seu aluno. Para isso é importante, a cada quiz proposto, abrir espaço para discussão e troca de experiências.



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos