Democracia falha

NOTA 3,0

Os professores brasileiros não possuem tantos direitos como deverião terdeveriam. Alem do mais Além disso, agora, há um projeto de lei que quer acabar com o posicionamento desses profissionais sobre assuntos importantes da sociedade brasileira. Os defensores dessa lei esquecem-se que o Brasil é um país democrático onde a liberdade de expressão é, no mínimo, direito de qualquer indivíduo.

Ser docente não é uma das tarefas mais fáceis uma profissão das mais fáceis, pois a maioria deles enfrentam dos professores enfrenta péssimas condições de trabalho. A remuneração não condiz com o esforço deles para levar conhecimento a dezenas de alunos por dia. As vezes passa nos telejornais, reportagens Às vezes, os telejornais passam reportagens sobre professores fazendo sorteios tentando de modo a arrecadar dinheiro para comprar material para de fazer prova para os alunos.

Enquanto isso, há pessoas que elaboram propostas de lei que miniminizam minimizam o professor diante de seus alunos. Sendo assim, por exemplo: quando um professor de história for explicar os sistemas facistas, tal como ocorreu na fascistas da da Itália e da Alemanha, fundados, respectivamente, por Mussolini e Hitler, certamente ele irá posicionar-se sobre tal fato, ora a favor ou contra. Isso fará com que seus alunos posicionem-se da mesma maneira. O mestre não está dentro da sala de aula para elogiar ou criticar partido, religião e partido e religião, mas sim para formar cidadãos comscientes sobre a realidade da sociedade conscientes da realidade social.

Portanto, o Brasil é uma república onde sua cuja democracia possui falhas. Desse modo, se tal lei for aprovada, infelizmente, será mais um ponto negativo da para a educação brasileira. Cabe ao governo aumentar os direitos e não diminuir os mesmos, dos professores. os direitos dos professores e não diminuí-los.

Comentário geral

Texto fraco, mal escrito, com erros gramaticais graves, como a flexão incorreta do futuro do presente do verbo dever logo na primeira linha. Se o aluno usa o ão nesse caso, demonstra que desconhece todo um paradigma da flexão dos verbos. Não bastasse os problemas de linguagem, o texto é confuso em termos de conteúdo, com alguns argumentos obscuros e incoerentes. A conclusão também é ruim, porque aponta supostas falhas na democracia brasileira justamente porque há um debate sobre a elaboração de um projeto de lei: nada mais democrático do que isso. Finalmente, a sugestão de o governo aumentar os direitos dos professores é excessivamente genérica, para fazer de fato algum sentido. 

Aspectos pontuais

1) Primeiro verbal: a) erro grave na flexão do verbo dever. b) Acabar o posicionamento do professor seria fazer-lhe uma espécie de lavagem cerebral? Aparentemente, o projeto quer apenas limitar a expressão de uma ideologia em sala de aula. Há uma diferença grande de grau entre o que o autor diz na redação e os fatos. De resto, sua frase passa longe da norma culta. c) Por que no mínimo? A liberdade de expressão é um direito plenamente consagrado pela Constituição.

2) Segundo parágrafo: a) dezenas de alunos por dia? Essa contabilidade não é necessária e está incorreta. Aqui sim, no mínimo, poderia se falar em centenas. b) Há muitas reportagens sobre a precariedade das condições de trabalho do professor. Difícil dizer que a maioria mostre esses sorteios, mas isso não vem ao caso. O autor não precisava descer ao detalhe, ou, pelo menos, deveria estabelecer uma escala entre o problema geral (precariedade das condições) e um particular (fazer rifa para comprar papel e caneta).

3) Terceiro parágrafo: a) Minimizar o papel do professor é uma interpretação que não condiz com a descrição objetiva dos fatos. Até porque é fato notório que os professores, muitas vezes, veem sua autoridade questionada ou desrespeitada pelos próprios alunos. b) Esse argumento do fascismo é completamente incorreto. Se o professor puder se posicionar a favor de Hitler e Mussolini, como sugere o autor do texto, definitivamente haverá algo de errado com o sistema de ensino. Em especial, se ele levar os alunos a concordarem com isso. c) Mais um argumento confuso e contraditório: o professor não se posicionar sobre partidos políticos é o que propõe a lei Escola Sem Partido, contra a qual o autor do texto se posiciona.

4) Quarto parágrafo: a) A conclusão não decorre das premissas apresentadas e deveria se ater ao problema examinado, sem extrapolá-lo de modo a condenar todo o sistema democrático brasileiro, até porque, como falamos no Comentário geral, o projeto de lei pode ser considerado antidemocrático, mas debatê-lo antes de aprová-lo é exatamente o exercício de direitos democráticos. b) Sim, é possível dizer que seria mais um ponto negativo, mas, na verdade, o autor já tinha deixado isso claro, tornando essa conclusão desnecessária.

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 0,5
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 1,0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0,5
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0,5
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0,5
Nota final 3,0
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

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