O mestre mandou
É impossível não aceitar a influencia influência que um professor exerce sobre o aluno, o aluno. O professor é na maioria das vezes é, na maioria das vezes, um espelho e a partir dele o aluno cria as suas expectativas para o futuro.
Quando um professor partidarista expõe seus pontos de vista e suas ideologias, ele tem ferramentas e um grande poder argumentativo argumentativo, pois ocupa na sala de aula a posição de mestre e difusor de conhecimento, com essas vantagens a escola é capaz de manipular fatos e pelo interesse individual fazer com que o aluno siga determinada doutrina.
É óbvio que essa manipulação não ocorre com todos os alunos alunos, mas alguns são facilmente influenciados por terem dificuldades de formar sua própria opinião ou pela admiração que tem têm por um professor.
Mesmo quando o professor não expõe sua opinião, mas, o aluno mas o aluno, por um motivo qualquer se identifica com ele, o aluno passa então a observar seus exemplos e toma para si absorve a visão do professor e as experiências relatadas e as ideias que ele tem.
O ideal seria uma escola apartidária onde o conhecimento fosse difundido de forma neutra, ocorrendo relato dos fatos e debates onde em que o professor não tente tente, por meio da posição que ocupam ocupa, manipular um aluno.
Não há de se falar que o professor não deva expor sua opinião, pois assim as suas idealizações e as essências ficariam para trás, o trás. O necessário é iniciar todas as aulas com honestidade e seriedade, respeitando cada indivíduo.
Comentário geral
Texto fraco, que defende uma tese paradoxal, segundo a qual, aparentemente: o ideal é que o professor tem de ser neutro e apartidário, mas não se deve propor isso. Além do paradoxo, há declarações ambíguas e que não fazem muito sentido. Por exemplo, se o professor é partidário, a escola manipula o aluno. Ora estamos falando de um único professor partidário, por que suas atitudes comprometem toda a escola? Não bastassem todos esses problemas de conteúdo, há questões graves de linguagem, que veremos a seguir.
Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: a) não se trata de aceitar. Qualquer pessoa pode não aceitar que isso ocorra. O que o autor parece querer dizer com isso é que existe normalmente influência do professor sobre o aluno, pelas próprias condições em que o processo educativo decorre. b) O professor é um espelho em que o aluno projeta sua própria imagem, pensando em termos de futuro. Foi isso que o autor quis dizer? Ou isso: o professor é um modelo, que o aluno quer seguir? A frase é ambígua e o uso da palavra espelho, no sentido figurado, não ajuda em nada sua interpretação.
2) Segundo parágrafo: o autor intui aqui algo muito importante: o papel de autoridade intelectual dá força ao professor para influenciar seus alunos (isso se chama argumento de autoridade, em lógica). Mas o raciocínio é mal concluído, pois transfere o foco do professor para a escola. Um professor partidário pode trabalhar numa escola apartidária. Então, o professor influenciar não significa que a escola manipule o aluno.
3) Quarto parágrafo: relatar experiências (exceto nas aulas de ciências) não faz parte do trabalho do professor. O que o autor quer dizer com experiências relatadas?
4) Quinto parágrafo: além do caráter paradoxal já apontado no comentário geral, é de se perguntar: o que significa dizer que pois assim as suas idealizações e as essências ficariam para trás? O uso que o autor faz das palavras idealizações e essências não está de acordo com o uso que se pode fazer delas, corretamente, em língua portuguesa. Além de escolher um vocabulário inadequado, o autor completa a declaração com linguagem informal, em sentido figurado.
Competências avaliadas
Itens | Nota |
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Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. | 1,0 |
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. | 0,5 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. | 0,5 |
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. | 1,0 |
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. | 0,5 |
Nota final | 3,5 |
Saiba como é feito a classificação das notas | ||||
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2,0 - Satisfatório | 1,5 - Bom | 1,0 - Regular | 0,5 - Fraco | 0,0 - Insatisfatório |
Redações corrigidas
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