REDAÇÕES CORRIGIDAS - Agosto/2016 Escola no Brasil: com partido ou sem partido?
(Sem título 097)
Atualmente é muito discutido um problema na questão política um problema político, que pode ter tido início em meados 1930 com o governo provisório de Getulio Getúlio Vargas que induzia a população de baixa renda através de propostas educacionais.
A situação abordada refere-se a politicagem introduzida nas instituições de ensino, e com isso podemos citar um fato que ocorre principalmente nas escolas públicas que acontece a partir de um programa chamado Bolsa Família e segundo o MEC 95% dos alunos participantes só frequentam a escola para conseguirem desembolsar os benefícios que o governo oferece as famílias carentes.
Outro fato a ser abordado é a questão dos de os professores introduzirem sua opinião pessoal em questões políticas para favorecer algo ou alguém.
Portanto Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse e com isso foi criado uma proposta que tem como nome "Escola Sem Partido" onde existe deveres Partido", em que existem deveres a serem cumpridas cumpridos pelos educadores. Como cita diz o filósofo Immanuel Kant "O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele" e assim não devemos em hipótese alguma aceitar esses abusos cometidos.
Comentário geral
Texto insatisfatório. Além de erros gramaticais e equívocos históricos, o autor nem sequer dá mostras de ter entendido o tema da redação, ao qual só há referência no breve terceiro parágrafo. Mas é só uma referência, assim como a menção ao projeto Escola Sem Partido no parágrafo seguinte. Nada de reflexão sobre o projeto, sobre o fato de a escola brasileira ser ou não ser doutrinadora, seja em política, seja em ideologia. Também não há uma proposta de solução, além do genérico medidas são necessárias e a afirmação de uma dessas medidas seria o Escola Sem Partido. A citação de Kant é gratuita, apenas para tentar mostrar conhecimento.
Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: a) de onde o autor tirou essa informação sobre a educação no governo provisório de Vargas? Se a doutrinação existiu naquela época, aconteceu durante o Estado Novo (1937) e era totalmente diferente da que supostamente ocorre hoje. b) O verbo induzir, no sentido empregado no texto, deveria ser bitransitivo. Induzia a população a algo, como por exemplo, a acreditar no regime de governo. c) A indução não poderia se constituir das propostas educacionais, mas do modo como elas eram aplicadas. d) O parágrafo é um amontoado de equívocos históricos, conceituais e linguísticos.
2) Segundo parágrafo: a) a questão não é politicagem nas escolas. Politicagem é o nome que se dá à política pequena, que ocorre no dia a dia, em que ocorrem barganhas, manobras, desvios de conduta, que interessam mais aos praticantes da política do que ao povo em geral. b) A citação do Bolsa Família é despropositada. Não há relação entre isso e o tema da redação.
3) Terceiro parágrafo: aqui, em duas linhas, afinal, o autor chega ao tema, mas o compreende de modo equivocado. A doutrinação ideológica (exista ou não) não se relaciona a favores políticos.
4) Quarto parágrafo: a) já mencionamos no comentário geral: medidas são necessárias é uma expressão que vale para qualquer problema. A questão que fica é: quais seriam essas medidas, segundo o autor da redação? b) Que impasse? O autor falou de problemas muito diversos e nenhum deles implicava um impasse, um dilema. c) O Escola Sem Partido não estabelece deveres a serem cumpridos pelo professor. Não é bem assim. d) Citar Kant para exibir conhecimentos não ajuda o autor em nada. É uma citação gratuita, que deveria justificar raciocínios, mas não existem raciocínios no texto.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
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