A partir dos 16 anos todos os jovens tem o direito de votar

NOTA 2,5

No Brasil, os professores que defende defendem algum partido político é visto são vistos como um contaminador de ordens políticas nas escolas.

Acontece que os jovens terminam o ensino médio sem ter uma definição do que é política, conhecem apenas o que a mídia divulga para a sociedade. As Nas manifestações que ocorrem no país país, muitos jovens saem pelas ruas com a cara pintada pintada, com cartazes, mas muitas das vezes não tem mas, muitas vezes, não têm ideia de qual causa está do porquê de estar lutando e de que benefício irá irão trazer para a sociedade.

Dessa forma forma, o professor tem de grande importância ao orientar seus alunos sobre política para que fique informado e saiba política, para que eles fiquem informados e saibam dos seus direitos como cidadão.

Aspectos pontuais

1) O título completo da redação era: "A partir dos 16 anos todos os jovens tem [têm] o direito de votar: o que sabe ele [eles sabem] de política?", tão grande que nem coube na diagramação da página, além de trazer dois erros de concordância.

2) Primeiro parágrafo: A expressão contaminador de ordens políticas nas escolas não faz muito sentido. Primeiro, contaminar está inadequadamente usado aí em sentido figurado. Em segundo lugar, o que seriam, precisamente, essas ordens políticas? Como o professor as contamina? O que está dito é que ele contamina as ordens... Se o autor houvesse usado a expressão veiculada na própria proposta, falando em um professor que se torna um doutrinador político ou um doutrinador ideológico, não teria incorrido nessa expressão ambígua e obscura.

Comentário geral

Texto fraco desde o título, que é grande demais e contém dois erros de concordância. Aliás, a corcordância incorreta se repete ao longo do texto. Em termos de estrutura, o texto começa mal, com uma expressão (em vermelho), no mínimo, inadequada. Em seguida, apela para um único argumento: a ignorância dos jovens, que só pode ser enfrentada pela orientação do professor. Até aí, tudo bem, mas o argumento não leva em consideração o problema que a proposta de redação contempla: qual o limite entre orientação e doutrinação? Defender um partido político é orientação ou doutrinação? De resto, se os alunos completam o ensino médio e nada sabem sobre política, então o professor não cumpriu o papel de informá-los e orientá-los, como o aluno advoga que o professor tem de fazer. Enfim, o texto é breve demais e não é suficientemente abrangente na discussão que faz do tema, além de não apresentar nenhuma proposta de solução.

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 0,5
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 1,0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0,5
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0,5
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0,0
Nota final 2,5
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

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