Direitos e deveres de todo cidadão

NOTA 0,0

E notário É notório como o governo junto com seus políticos e os políticos nem sempre são corretos e cometem falhas e muitos são investigados pela delação premiada, se impunes ou não, o cidadão junto e a sociedade se revoltam com tamanha falha quando se fala no seu bem estar, saúde, trabalho, família, e ainda mais quando se trata de desvio de dinheiro que afeta a educação, saúde a segurança além de outros fatores como o bem estar e lazer de todos.

Sendo assim assim, a visão de um trabalhador honesto, quefaz cumpre seu papel dentro de uma na sociedade, não esta nada satisfeito com essas novas leis e formas de governar que muitas das vezes não ajudam em nada, além de se beneficiarem do dinheiro público pra para despesas própria próprias, apesar disso, nem presos são ou ficam em semiabertas onde responde em liberdade, sendo assim beneficiados, muitos tem têm suas penas diminuídas quando deveriam pagar por seus crimes , afinal se não pagarem por seus crime quem vai pagar? e E se não pagam continua á à prática e sim assim por diante, e muitas vezes a nação que acaba pagando pois o desvio e a corrupção também afeta afetam o cidadão.

Então sabemos que injustiça ou não, políticos ou não, que paguem por seus crimes e que as leis sejam postas em prática e que o dever de todo cidadão honesto deveria ser contribuir para o bom desenvolvimento de seu país e não pelo contrário, e assim formando uma geração com valores para que não haja corrupção, e não e é de hoje que a corrupção existe, elas esta desde uma simples ato de "furar a fila", maneiras de se acabar com essas injustiças e começarmos a conscientizar que e é prejudicial para o crescimento e para as novas gerações, afinal qual exemplo vamos passa para nossos filhos netos e assim por diante.

Comentário geral

Infelizmente, o texto é insatisfatório e demonstra completo desconhecimento de como se comunicar por escrito. O autor, certamente indignado com a situação do país, ataca o Estado e o político, expondo a situação de impotência do cidadão de bem diante de tanta corrupção. O problema é que ele faz isso de um modo caótico, que não segue minimamente as regras da gramática, desde o erro crasso com que se inicia o primeiro parágrafo. Mas é ainda pior, porque o autor vai despejando as palavras num fluxo contínuo sem ter a mínima preocupação em organizá-las de modo a fazerem sentido, a comunicarem com clareza o que lhe vai na mente. Em meio a esse fluxo incompreensível, há ainda inúmeros erros conceituais, de ortografia, de concordância, transformando o texto num verdadeiro catálogo de incorreções gramaticais.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: é impossível apontar todos os erros. Registrem-se, apenas, alguns: a delação premiada não investiga ninguém. São as autoridades que investigam e se utilizam da delação premiada. Os desvios bilionários de recursos públicos não são simples falhas, mas crimes de enorme gravidade. Conectar as palavras com o adjetivo junto (duas vezes) é um elemento da linguagem oral. De resto, o período é longo e não se enquadra nas regras de sintaxe da língua portuguesa.

2) Segundo parágrafo: a inexistência de sintaxe correta e os períodos imensos levam o autor a enunciar absurdos como por exemplo dizer que as novas leis e as novas formas de governar se beneficiam do dinheiro público. Ora, leis e formas de governo são entidades abstratas que não podem se beneficiar de dinheiro. Assim também, não é a visão do trabalhador que não está satisfeita com isso. É o próprio trabalhador.

3) Terceiro parágrafo: basicamente os problemas são os mesmos dos itens anteriores, acrescendo redundâncias do tipo: o dever do cidadão deveria. Há ainda uma mistura entre passado e futuro que, efetivamente, reitera a desorganização do texto como um todo.

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 0,0
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 0,0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0,0
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0,0
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0,0
Nota final 0,0
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos