Uma injustiça necessária

NOTA 3,0

Delação premiada, premiada: lei criada pela ex presidente ex-presidente Dilma Rousseff na Rousseff numa tentativa de fazer acordos com presos, ter de modo a obter a colaboração deles para descendar outros desvendar crimes de corrupção, lavagem corrupção e lavagem de dinheiro dinheiro, entre outros.

Cada delação A cada delação, o preso tem a chance de sua pena ser reduzida ou ate até mesmo ganhar o perdão judicial.

Mas afinal é traição, é justo ou injusto esse acordo? Pois bem, na minha opinião não é justo, porém foi uma maneira justa de conseguir chegar aos ladroes ladrões de grande alto escalão.

Se nao não fosse um entregando o outro, talvez a investigação não teria chegado ao ponto de chegou, ao ponto de desvendar milhões e milhões de dinheiro público desviados.

No país que vivemos é necessário fazer acordo com presos, para conseguir levar uma investigação a diante adiante.

Comentário geral

Texto muito fraco, de caráter telegráfico. O autor define (equivocadamente) a delação premiada, manifesta (de modo confuso) sua opinião em relação e ela, para concluir expressando uma opinião preconceituosa contra o Brasil, que não é o único país a se utilizar do recurso da delação premiada. Não há uma proposta de intervenção ao final do texto.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) a lei não foi criada, mas sancionada pela ex-presidente e no que se refere às organizações criminosas. Já havia outras delações premiadas previstas na legislação brasileira anterior a esta de 2013. b) Não se trata de uma tentativa de fazer acordo com presos. Trata-se de oferecer benefícios ao preso em troca de sua colaboração nas investigações.

2) Terceiro parágrafo: o autor não soube se expressar coerentemente. É provável que ele ache a delação incorreta do ponto de vista ético, porém necessária do ponto de vista jurídico, policial e social.

3) Quarto parágrafo: a afirmação é totalmente equivocada. Muitas investigações não dependem da delação premiada e não é só no Brasil que existe esse instituto legal.

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 1,0
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 1,0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0,5
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0,5
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0,0
Nota final 3,0
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos