REDAÇÕES CORRIGIDAS - Novembro/2017 Delação premiada: justiça, injustiça ou traição?
Delação Premiada (3)
A delação premiada foi criada com o objetivo de ajudar as investigações da Operação Lava Jato. No qual De acordo com essa lei, o acusado que fornecer informações sobre o esquema de corrupção um crime terá como benefício à a redução no tempo da pena ou, dependendo, o perdão judicial. No entanto, a delação premiada tem sido alvo de críticas por pessoas que a encaram como injusta e que alegam que a mesma ela motiva o delator a ter falta de ética ser antiético por trair os seus companheiros de crime. Mas será que ela realmente motiva a traição e é injusta?
É importante lembrar que o acusado tem o direito de confessar o crime e revelar a participação de outros integrantes, independentemente da delação premiada. Por sua vez, a delação premiada é uma forma de estimular a confissão sem obrigar o acusado a fazê-la. Portanto, quem decide se irá trair ou não seus companheiros será o réu, a escolha é dele. Também devemos observar que a verdadeira falta de ética ética, por parte do acusado, não é entregar o esquema de corrupção, mas por participar ter participado dele.
Além disso, podemos encarar a confissão em troca de benefícios como justa, pois o delator está cooperando com o Estado, mesmo sabendo que está colocando sua vida em perigo. E, de qualquer forma, não deixará de ser julgado e de receber a sentença pelo crime que cometeu. Sendo assim, é justo que a delação premiada continue a ser utilizada nas investigações.
Comentário geral
Texto bom, com um erro fatual e outro grande de sintaxe no primeiro parágrafo. No entanto, a partir daí o texto engrena e apresenta corretamente uma estrutura dissertativa, com o autor lançando uma pergunta, que responderá com argumentos no parágrafo seguinte, de modo a chegar a uma conclusão válida. Assim, apesar de breve, o texto demonstra a sequência progressiva que toda dissertação tem de ter. As notas mais baixas nas competências 3 e 5 se explicam, respectivamente, pela brevidade da argumentação e pela ausência de uma proposta de intervenção.
Aspectos pontuais
Primeiro parágrafo: a) há várias leis sobre a delação premiada que foram criadas antes da Operação Lava Jato. b) O uso de no qual no início dessa frase é completamente errado sob o ponto de vista gramatical. Não é assim que se usa esse pronome relativo. c) Dependendo do quê? Faltou explicar.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.