Delação Premiada (3)

NOTA 7,0

A delação premiada foi criada com o objetivo de ajudar as investigações da Operação Lava Jato. No qual De acordo com essa lei, o acusado que fornecer informações sobre o esquema de corrupção um crime terá como benefício à a redução no tempo da pena ou, dependendo, o perdão judicial. No entanto, a delação premiada tem sido alvo de críticas por pessoas que a encaram como injusta e que alegam que a mesma ela motiva o delator a ter falta de ética ser antiético por trair os seus companheiros de crime. Mas será que ela realmente motiva a traição e é injusta?

É importante lembrar que o acusado tem o direito de confessar o crime e revelar a participação de outros integrantes, independentemente da delação premiada. Por sua vez, a delação premiada é uma forma de estimular a confissão sem obrigar o acusado a fazê-la. Portanto, quem decide se irá trair ou não seus companheiros será o réu, a escolha é dele. Também devemos observar que a verdadeira falta de ética ética, por parte do acusado, não é entregar o esquema de corrupção, mas por participar ter participado dele.

Além disso, podemos encarar a confissão em troca de benefícios como justa, pois o delator está cooperando com o Estado, mesmo sabendo que está colocando sua vida em perigo. E, de qualquer forma, não deixará de ser julgado e de receber a sentença pelo crime que cometeu. Sendo assim, é justo que a delação premiada continue a ser utilizada nas investigações.

Comentário geral

Texto bom, com um erro fatual e outro grande de sintaxe no primeiro parágrafo. No entanto, a partir daí o texto engrena e apresenta corretamente uma estrutura dissertativa, com o autor lançando uma pergunta, que responderá com argumentos no parágrafo seguinte, de modo a chegar a uma conclusão válida. Assim, apesar de breve, o texto demonstra a sequência progressiva que toda dissertação tem de ter. As notas mais baixas nas competências 3 e 5 se explicam, respectivamente, pela brevidade da argumentação e pela ausência de uma proposta de intervenção.

Aspectos pontuais

Primeiro parágrafo: a) há várias leis sobre a delação premiada que foram criadas antes da Operação Lava Jato. b) O uso de no qual no início dessa frase é completamente errado sob o ponto de vista gramatical. Não é assim que se usa esse pronome relativo. c) Dependendo do quê? Faltou explicar.

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 1,0
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 2,0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 1,0
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 2,0
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 1,0
Nota final 7,0
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos