Delação Premiada, a vantagem superando a desvantagem.

NOTA 5,5

A delação premiada é um instrumento acertado que a justiça brasileira oferece a um réu em uma ação penal. Contanto que seja bem fundamentado, esse instrumento pode ser de grande valia, podendo, por exemplo, ajudar a ressarcir os rombos provocados ao erário, causado por políticos, empresários e pessoas que ocupam cargos de relevância no setor público e privado.

Com o intuito de servir de incentivo na à cooperação das nas investigações, a delação premiada traz ao réu a oportunidade de ajudar a reparar os seus erros, junto de bem como uma amortização na sua pena. No entanto, a delação deve ser fundamentada em provas concretas, por exemplo, gravações telefônicas, fotos, documentos, áudios, vídeos, entre outras evidências materiais fidedignas. Caso contrário, de nada valeria a palavra de um contraventor que não proporciona nenhuma credibilidade em seu discurso, em virtude da sua posição de réu.

Certamente, se não fosse a delação premiada, a impunidade frente a infratores penais, seria ainda maior, visto que muitos transgressores da lei nunca seriam visíveis "aos olhos da justiça" aos olhos da justiça. Por meio da colaboração premiada, a probabilidade de um réu fornecer nomes de envolvidos em eventos delituosos é maior, dando assim, visualidade, desses visualidade desses descumpridores da lei, à justiça. Como resultado, a impunibilidade é reduzida. Ademais, a delação premiada pode desestimular à ação de contraventores, já que muitos ficarão temerosos de constituir organização criminosa, e conseguinte criminosa e, por conseguinte, serem alvos de delações.

Portanto, a delação premiada é um dispositivo legal útil e eficaz, que possui como objetivo principal o cumprimento da lei e o julgamento justo de quem a desrespeita. No entanto, infelizmente, esse dispositivo tem como consequência secundária, um tênue benefício para os infratores, que é o abrandamento da pena. Mesmo assim, de modo geral, a delação traz mais vantagens do que desvantagens.

Comentário geral

Texto regular, que poderia ser bem melhor não fossem o equívoco e as repetições assinaladas em vermelho. Além disso, conquanto o aluno tenha apresentado uma conclusão para sua argumentação, ele não chega a formular uma proposta de intervenção como exige a competência 5. 

Aspectos pontuais

1) Segundo parágrafo: o longo trecho assinalado em vermelho é equivocado. Nos crimes de colarinho branco, nem sempre há evidências materiais fidedignas. Mas o cruzamento de depoimentos de diferentes testemunhas, a acareação entre elas, o levantamento de fatos circunstanciais que sirvam de indício, tudo isso pode comprovar a delação.

2) Terceiro parágrafo: no trecho em vermelho, o autor repete duas vezes, com palavras diferentes, a mesma ideia: não fosse a delação premiada, muitas vezes as investigações não seriam abrangentes nem produziriam resultados mais amplos.

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 1,0
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 1,5
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 1,0
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 1,5
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0,5
Nota final 5,5
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos