Delação premiada: Segurança Nacional x Sua Nobreza

NOTA 7,5

É notório que a Delação Premiada delação premiada causa uma grande discussão doutrinária doutrinária, que gira em torno da legalidade e moralidade das provas oriundas de tal privilégio. Assim, existem opiniões contra e a favor do instituto instituto, o qual não é tão novo em nosso ordenamento jurídico. Pois já jurídico, pois já era aplicado em outros tipos penais como, por exemplo, no crime de extorsão mediante sequestro, antes do advento da lei que trata das organizações criminosas.

O instituto concede a oportunidade de o agente entregar seus companheiros em troca de benefícios benefícios, como a redução da pena e até mesmo a extinção da punibilidade, facilitando, assim, a exploração investigação de crimes de difícil descoberta resolução pela Justiça. Mediante isso, é dada a oportunidade de o agente se arrepender e tentar se redimir de seus crimes crimes, colaborando com as investigações e denunciando seus companheiros criminosos, sendo isso Não há duvida que, nas atuais circunstâncias, isso é um fator importantíssimo para a recuperação do país das mãos dos corruptos que acreditam estar acima da lei.

Além disso, algo parecido com essa oportunidade de se arrepender e reparar seus atos lesivos já ocorre com o instituto, claro que de uma forma diferentemente mais nobre, do arrependimento eficaz, que após esgotado todo o caminho executório do crime, é permitido ao agente voltar atrás na suas intenções e tentar reparar o dano em troca de responder apenas pelos atos já praticados e não pela tentativa do crime executado.

Por outro lado, é necessário ressaltar que grande parte das opiniões desfavoráveis ao instituto da Delação delação premiada se dá pelo fato de um dos autores sair beneficiado e pelo apontamento de o fato fato de o delatado vir à tona através de uma forma não tão nobre nobre, como a traição de um colega colega, em troca de benefícios em no que se refere às suas penas. Assim, o que marcaria caracterizaria a Delação delação seria um ato egoístico e não de arrependimento e sentimento de querer reparar o dano causado.

Em vista dos argumentos mencionados, pode-se notar desses argumentos, pode-se concluir que a Delação Premiada delação premiada, apesar de seus pontos negativos, é de grande importância para a solução de crimes nos quais estão envolvidas pessoas de grande poder político e financeiro. Restando, em um país assolado por grandes problemas de corrupção, colocar em primeiro lugar a segurança nacional acima do caráter da nobreza do mencionado instituto.

Comentário geral

Texto bom, apesar da linguagem bacharelesca, que não é propriamente adequada a uma dissertação de caráter escolar. De qualquer forma, apesar dessa retórica, o texto segue a estrutura argumentativa-dissertativa, com o autor, de fato, apresentando argumentos em defesa de seu ponto devista. Se ele optasse por uma linguagem mais próxima da norma culta – em vez do jargão jurídico – certamente teria sido mais claro e poderia se preocupar mais com o conteúdo dos argumentos que apresenta, isto é, que na situação atual de um país como o Brasil, a delação premiada, apesar de qualquer ressalva moral que se possa lhe fazer, é útil e necessária.

Aspecto pontual

O terceiro parágrafo talvez faça sentido para alguém que tenha conhecimentos jurídicos específicos e saiba exatamente o que significa "arrependimento eficaz" – o qual ocorre antes que a prática do crime se materialize. De qualquer forma, ao tentar apresentar essa figura jurídica em contraste com a delação premiada, num período longo e confuso, o autor incorre numa sintaxe truncada, a qual, por sua vez, torna o período muito obscuro, a ponto de interferir com a linha de raciocínio que vinha sendo seguida.

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 1,5
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 2,0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 1,5
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 1,5
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 1,0
Nota final 7,5
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos