Topo

Ensino Fundamental

Biologia - Gametogênese

Cristina Faganeli Braun Seixas

Gametogênese

Objetivos

1) Entender o processo de formação de gametas.

2) Diferenciar ovulogênese de espermatogênese.

3) Enfatizar a importância destes processos para as diferentes espécies.

Comentário introdutório

A gametogênese é o processo de formação de células sexuais, através de divisões celulares. Quando dá origem ao óvulo, denomina-se ovulogênese e quando origina o espermatozóide denomina-se espermatogênese.

Estratégias

1) O professor deverá iniciar a aula através da origem das palavras; ovulogênese e espermatogênese.

2) Deverá demonstrar por meio de slide ou cartaz a ovulogênese, discutindo a importância deste fato para a espécie humana, por exemplo.

3) Instigar a curiosidade dos alunos sobre a formação dos glóbulos polares e seu destino posteriormente, já que são estéreis.

4) Apresentar o slide ou cartaz sobre espermatogênese, discutindo a importância de tal fato.

5) Relacionar a espermatogênese a produção de milhões de espermatozóides.

6) Ao término, o professor deverá colocar os dois slides ou cartazes, lado a lado, a fim de que os alunos observem e comparem as semelhanças e diferenças entre os processos de gametogênese.

Sugestões e dicas

1) Tendo usado o slide, o professor pedirá para que um aluno espontaneamente realize um cartaz representando a ovulogênese, enquanto outro realize a espermatogênese, fixando-os na sala.

2) Pode-se estimular os alunos a pesquisar sobre os diferentes tipos de espermatozóides e óvulos de diversos animais, verificando o seu formato, o tamanho, a quantidade de vitelo nos óvulos e sua importância, etc.

Ensino Fundamental