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Ensino Fundamental

Biologia - Grupo ABO

Cristina Faganeli Braun Seixas

Grupo ABO

Objetivos

1) Observar o grupo ABO, identificando os diferentes tipos sanguíneos.

2) construir um heredograma a partir de uma situação-problema.

Comentário introdutório

O sistema ABO determina o tipo sanguíneo. Isto ocorre através das características genéticas herdadas dos pais. As pessoas que apresentam o tipo sanguíneo O têm o seu genótipo ii, as que são AB apresentam o genótipo IAIB, aquelas que têm o sangue do tipo A podem ter o genótipo IAIA (homozigoto) ou genótipo IAi (heterozigoto), enquanto as do tipo B podem ter o genótipo IBIB(homozigoto) ou genótipo IBi (heterozigoto).

Estratégias

1) O professor deverá apresentar os tipos sanguíneos, perguntando que aluno sabe o seu.

2) Verificar com aqueles alunos que sabem o seu tipo sanguíneo se sabem o tipo de sangue que podem receber, caso necessário, e que podem doar para a família.

3) Colocar na lousa o esquema abaixo:

4) Através do esquema, atentar para os doadores e receptores, tomando como exemplo o sangue do tipo O, pois só recebe de um outro de tipo O e pode doar para todos os outros (doador universal), enquanto o AB (receptor universal) pode receber de todos os tipos sanguíneos.

5) Vale lembrar que ainda existe o Fator Rh (positivo ou negativo) que deve ser levado em conta na hora de uma transfusão de sangue.

6) Pedir aos alunos que resolvam a situação-problema abaixo, construindo um heredograma utilizando apenas a seguinte informação sanguínea:

No tribunal havia a discussão sobre a paternidade de um menino loiro, magro, de olhos azuis e com o tipo sanguíneo A. A mãe apresenta cabelos escuros, é baixa, gorda e com o tipo sanguíneo AB. O pai em questão era moreno, alto, magro olhos castanhos e com tipo sanguíneo O. É possível que esse casal seja os pais biológicos do menino? Justifique.

Dicas

Realizar previamente uma pesquisa sobre eritoblastose fetal.

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