Biologia - Grupo ABO
Grupo ABO
Objetivos
1) Observar o grupo ABO, identificando os diferentes tipos sanguíneos.
2) construir um heredograma a partir de uma situação-problema.
Comentário introdutório
O sistema ABO determina o tipo sanguíneo. Isto ocorre através das características genéticas herdadas dos pais. As pessoas que apresentam o tipo sanguíneo O têm o seu genótipo ii, as que são AB apresentam o genótipo IAIB, aquelas que têm o sangue do tipo A podem ter o genótipo IAIA (homozigoto) ou genótipo IAi (heterozigoto), enquanto as do tipo B podem ter o genótipo IBIB(homozigoto) ou genótipo IBi (heterozigoto).
Estratégias
1) O professor deverá apresentar os tipos sanguíneos, perguntando que aluno sabe o seu.
2) Verificar com aqueles alunos que sabem o seu tipo sanguíneo se sabem o tipo de sangue que podem receber, caso necessário, e que podem doar para a família.
3) Colocar na lousa o esquema abaixo:
4) Através do esquema, atentar para os doadores e receptores, tomando como exemplo o sangue do tipo O, pois só recebe de um outro de tipo O e pode doar para todos os outros (doador universal), enquanto o AB (receptor universal) pode receber de todos os tipos sanguíneos.
5) Vale lembrar que ainda existe o Fator Rh (positivo ou negativo) que deve ser levado em conta na hora de uma transfusão de sangue.
6) Pedir aos alunos que resolvam a situação-problema abaixo, construindo um heredograma utilizando apenas a seguinte informação sanguínea:
No tribunal havia a discussão sobre a paternidade de um menino loiro, magro, de olhos azuis e com o tipo sanguíneo A. A mãe apresenta cabelos escuros, é baixa, gorda e com o tipo sanguíneo AB. O pai em questão era moreno, alto, magro olhos castanhos e com tipo sanguíneo O. É possível que esse casal seja os pais biológicos do menino? Justifique.
Dicas
Realizar previamente uma pesquisa sobre eritoblastose fetal.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.