Biologia - Identificar alimentos ricos em glicose
Identificar alimentos ricos em glicose
Objetivos
- Observar e identificar alimentos ricos em glicose.
- Realizar um experimento, de maneira a elaborar hipóteses e, assim, vivenciar o método científico.
Comentários
Necessitamos da glicose para nossa sobrevivência, pois ela nos garante energia para realizarmos todas as nossas atividades: andar, correr, nadar, dormir, respirar, etc. Ao serem digeridos, os carboidratos são quebrados em pedaços menores, moléculas de açúcares.
Materiais
- 8 tubos de ensaio;
- estante para tubos de ensaio;
- escova para limpeza dos tubos;
- almofariz com pistilo;
- proveta;
- reagente de Benedict;
- tripé de ferro;
- tela de amianto;
- lamparina ou bico de Bunsen;
- pinça de madeira;
Tubos de ensaio | Alimentos | Coloração inicial após o reagente | Coloração final (após o aquecimento) | Indica presença de açúcar |
Tubo 01 | Açúcar + água | |||
Tubo 02 | Bolacha + água | |||
Tubo 03 | Açúcar mascavo + água |
- papel absorvente.
Procedimentos
1) Antes de iniciar o experimento, falar sobre a glicose e sua importância. Dividir a classe em grupos. Solicitar que os alunos tragam alimentos (8 tipos, no mínimo, para cada grupo). É necessário que se tenha um alimento-controle, como, por exemplo, o açúcar refinado.
2) Separar previamente os materiais descritos acima em cada bancada do laboratório - ou em outro espaço adequado.
3) Se os alimentos forem sólidos, devem ser dissolvidos em água. As soluções obtidas devem ser medidas com a proveta (5 ml) e transferidas para os tubos de ensaio.
4) Pingar 10 gotas do reagente para cada 5 ml de solução.
5) Segurar o tubo de ensaio com a pinça de madeira e aquecê-lo. A abertura do tubo de ensaio deve ficar virada na direção em que não se encontra nenhum aluno, pois algumas soluções podem ferver.
6) Observar a coloração após o aquecimento, comparando-a com a do alimento-controle, a fim de observar qual apresenta glicose. Anotar os resultados. Depois do registro, deixar o conteúdo do tubo de ensaio esfriar - e só então lavar os tubos de ensaio, para que o vidro não quebre com o choque térmico.
7) Para se trabalhar seguindo um método científico é necessário que as quantidades dos alimentos sejam iguais: 5 ml. Se uma experiência não apresentar o resultado esperado (por exemplo, se o açúcar mascavo não apresentar a cor alaranjada), os alunos devem levantar hipóteses sobre o ocorrido .
8) Após o experimento, o grupo deverá elaborar um relatório contendo os itens: objetivos; materiais; procedimentos; resultados; conclusão; bibliografia.
Sugestão
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