Biologia - Manipulação genética
Manipulação genética
Objetivos
1) Discutir e analisar criticamente e eticamente a sociedade demonstrada;
2) Averiguar a manipulação genética, seus benefícios e malefícios;
3) Identificar o desenvolvimento tecnológico.
Comentário introdutório
O filme retrata uma sociedade "melhorada" geneticamente e sua relação com os altos cargos conseguidos em função disto. Por outro lado, aqueles que não utilizam a engenharia genética e são concebidos naturalmente não ocupam cargos diferenciados em virtude das possibilidades de "erros genéticos".
Há uma grande divisão (exclusão) de pessoas, ocorrendo assim a formação de uma sociedade em duas extremidades: as dos "filhos da Ciência" e dos "filhos de Deus". Através deste recurso didático, podemos explorar, temas como os recursos tecnológicos utilizados (alguns fictícios e outros reais), questões éticas e a manipulação genética -suas vantagens e desvantagens, os desafios enfrentados para se chegar a um objetivo almejado, etc.
Estratégias
1) Inicialmente os alunos assistirão ao filme: "Gattaca - a experiência genética";
2) Em seguida, o professor proporá aos alunos que sentem em dupla ou trio a fim de discutirem os fatos que acharam relevantes, a tecnologia (distinguindo o que é fictício do real), a formação da sociedade (os "filhos da Ciência ou do Homem", produtos da engenharia genética e da eugenia social, e os "filhos de Deus", submetidos ao acaso da natureza e às impurezas genéticas), a ética, as relações entre as diferentes pessoas, etc.
3) Após a discussão em trio, os alunos farão um debate sobre estes fatos, analisando de forma crítica a formação da sociedade fictícia associando-a à nossa atual;
4) O professor deverá questionar o poder da informação nas mãos de alguns e os riscos que a sociedade corre;
5) Após o debate, os alunos realizarão uma lista ressaltando as características apresentadas dos "filhos do Homem" e dos "filhos de Deus";
6) Após a discussão do modelo de sociedade apresentada no filme e a comparação desta com a sociedade atual, os alunos descreverão como seria uma sociedade mais justa para a população através de diferentes argumentos.
Sugestão
O professor poderá solicitar aos alunos que apresentem soluções para uma situação hipotética de se realizar uma divisão da sociedade da forma apresentada no filme.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.