Topo

Ensino Fundamental

Biologia - Menstruação

Cristina Faganeli Braun Seixas

Menstruação

Objetivos

1) Identificar o processo da menstruação.

2) Reconhecer a ovulação, bem como sua interdependência em relação à menstruação.

3) Identificar e reconhecer a importância dos hormônios na fase do ciclo reprodutivo feminino.

Materiais

Texto: Menstruação: Entenda essa fase do ciclo reprodutivo feminino, no site Educação, do UOL.

Estratégias

1) Perguntar inicialmente aos alunos se sabem definir menstruação e explicar por que ela ocorre.

2) Entregar o texto aos educandos e solicitar que eles espontaneamente façam a leitura em voz alta.

3) Discutir as informações do texto.

4) Colocar na lousa a definição de ovulação e menstruação, para que os alunos analisem a relação entre os dois processos e suas diferenças.

5) Solicitar que registrem isso no caderno, por meio de esquema que enfatize a ação dos hormônios e as alterações no corpo feminino. Os alunos deverão se basear na seqüência apresentada no texto e/ou em outra fonte de consulta.

6) Construir coletivamente uma tabela do ciclo menstrual.

Sugestão

O professor poderá convidar um ginecologista para ministrar uma palestra para a classe.

Ensino Fundamental