Topo

Ensino Fundamental

Biologia - Quebra do equilíbrio ambiental

Cristina Faganeli Braun Seixas

Quebra do equilíbrio ambiental

Objetivos

1. Observar as diferentes causas do desequilíbrio ambiental.

2. Buscar informações em diferentes fontes, priorizando dados.

3. Analisar criticamente os problemas ambientais, aprimorando uma atitude mais ética e conservacionista nos alunos.

4. Aprofundar os estudos em um tema específico e apresentá-lo à classe.

Introdução

Em um ecossistema é necessário que todos os seres abióticos (não vivos) e bióticos (vivos) estejam em equilíbrio, podendo esse estado ser chamado de sinergia ambiental. Essa expressão designa um processo coordenado e integrado de diferentes fatores com um objetivo comum. Portanto, quando há uma quebra desse equilíbrio, faz-se necessário um estudo levantando as causas e conseqüências do problema, bem como atuar para modificar esse panorama.

Estratégias

1. Formar grupos de quatro alunos.

2. Combinar com os grupos qual(is) tema(s) deverá(ão) ser pesquisado(s).

Sugestões de temas:

A - Alterações bióticas:

- introdução de espécies

- extinção de espécies

B - Alterações abióticas:

- poluição sonora

- poluição térmica (inversão térmica, efeito estufa)

- poluição do ar (chuva ácida)

- poluição por elementos radiativos (camada de ozônio)

- poluição por substâncias não biodegradáveis

- poluição por derramamento de petróleo

- poluição por eutrofização

- lixo

3. Solicitar que tragam seus materiais de pesquisa, a fim de orientá-los.

4. Priorizar e aprofundar as informações, selecionando os dados que serão utilizados pelos alunos nas apresentações.

5. Disponibilizar uma aula para finalização do trabalho e discussão sobre a forma de apresentação.

6. Marcar com antecedência a data de apresentação.

Dicas

O professor poderá realizar uma avaliação solicitando o parecer dos alunos: eles devem dizer qual(is) trabalho(s) se destacou(aram), justificando suas respostas.

Ensino Fundamental