Biologia - Surgimento da vacina
Surgimento da vacina
Objetivos
- Conhecer como surgiu a vacina.
- Identificar a importância da vacinação no Brasil, relacionando as diferentes regiões com determinadas epidemias.
- Associar a vacina a medidas preventivas de saúde.
Comentários
A vacina é uma medida preventiva em relação às doenças. Ela se caracteriza pela inoculação, no corpo humano, do antígeno (causador da doença) morto ou enfraquecido, obrigando nosso organismo a produzir anticorpos contra o invasor. Isso não impede que se tenha a doença, mas, sim, que, caso se contraia a doença, o organismo já tenha fabricado as células de memória, capazes de reconhecer o antígeno durante a contaminação e apresentar uma resposta de combate rápida.
A vacinação é de suma importância para erradicar algumas doenças. No Brasil, fazemos grandes campanhas de vacinação, com o objetivo de alertar e, também, estimular as pessoas a se vacinarem, evitando a manifestação de doenças em larga escala e controlando possíveis epidemias.
Materiais
Textos: 1. Revolta da Vacina - Oswaldo Cruz e Pereira Passos tentam sanear Rio e 2. Vacinas - Mecanismo simples e eficaz na prevenção de doenças.
Estratégias
1. Perguntar aos alunos sobre a importância de se vacinar, quais vacinas devem tomar quando crianças, como é produzida a vacina, etc., realizando uma sondagem prévia sobre o assunto.
2. Realizar a leitura do Texto 1 e analisar as condições de vida de parcela da população, bem como as reações à vacinação.
3. Pesquisar sobre a varíola e seus sintomas.
4. Ler o Texto 2.
5. Aprofundar a discussão sobre o tema, perguntando: por que não há vacinas para todas as doenças? Por que, em alguns casos, devemos tomar duas ou mais doses da mesma vacina? Por que a vacina da gripe deve ser tomada todo ano?, etc.
6. Analisar algumas doenças endêmicas, como a febre amarela, por exemplo, encontrada em diferentes áreas do país.
Dicas
Aprofundar os estudos sobre resposta imunitária.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.