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Ensino Fundamental

Biologia - Tipos de gorduras

Cristina Faganeli Braun Seixas

Tipos de gorduras

Objetivos

  • Reconhecer os diferentes tipos de gorduras.
  • Analisar criticamente as gorduras consumidas e suas implicações à saúde.

Comentário

As gorduras são necessárias para o bom funcionamento do corpo. Dentre diferentes funções, podemos citar as vitaminas que são solúveis por meio dos lipídios (vitaminas lipossolúveis): A, D, E e K. Mas é necessário analisar qual tipo de gordura ajuda o organismo (monoinsaturada, poliinsaturada) ou prejudica (trans, saturada).

As insaturadas, em geral líquidas à temperatura ambiente, elevam o nível das lipoproteínas de alta densidade no sangue (HDL ou "colesterol bom") e reduzem o nível de lipoproteína de baixa densidade no sangue (LDL, ou "colesterol ruim"). Isso previne a formação da placa de gordura no interior das veias e artérias, que pode causar hipertensão arterial, infarto ou derrame cerebral.

As gorduras trans são moléculas modificadas a partir de ácidos graxos insaturados, ou seja, são um tipo específico de gordura formada por um processo de hidrogenação natural (ocorrido no rúmen de animais) ou industrial. Estão presentes em grande parte dos alimentos industrializados.

Já as gorduras saturadas causam maior prejuízo ao organismo, são sólidas à temperatura ambiente, aumentando as chances de acúmulos de placas de gorduras nas veias e artérias.

Estratégias

1) Discutir com os alunos quais tipos de gorduras eles conhecem e em quais alimentos essas gorduras são encontradas. Discutir também sobre a ausência de determinadas gorduras. O que significa ler em uma embalagem: "0% de gordura trans"?

2) Solicitar que os alunos pesquisem sobre os diferentes alimentos e seus respectivos tipos de gorduras.

3) Classificar as gorduras em benéficas e maléficas para o nosso organismo, conforme sugestão do mapa conceitual abaixo:

4) Aula expositiva sobre os benefícios e malefícios do consumo das gorduras para o nosso corpo, tratando, inclusive, de possíveis problemas cardiovasculares (HDL - colesterol bom; LDL - colesterol ruim).

Dicas

Pode-se pedir para que os alunos aprofundem seus conhecimentos, pesquisando sobre ômega-3 e ômega-6.

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